O Sistema Esquelético
Por: Tatiana Lima • 16/9/2021 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
1- A) Posição de descrição anatômica: Indivíduo em posição ereta, com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
B) Plano de delimitação: São planos imaginários tangentes à superfície, formando um sólido geométrico do tipo paralelepípedo.
- Dois planos verticais:
Ventral (anterior): que passa pela frente do corpo.
Dorsal (posterior): atrás das costas.
- Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo:
Planos laterais direito e esquerdo.
- Dois planos horizontais:
Cranial (superior): seria a parede por cima da cabeça.
Podálico (inferior): é o que se situa por baixo dos pés.
Plano de Secção: Divide o nosso corpo na posição anatômica
- Plano Mediano: plano imaginário, vertical, que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda.
- Plano Frontal (coronal): é um plano imaginário, vertical, perpendicular (90º) ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes, uma anterior e outra, posterior.
- Plano Sagital: qualquer plano imaginário que seja paralelo ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes assimétricas (desiguais) direita e esquerda.
- Plano Horizontal (transverso): plano imaginário que atravessa o corpo humano, perpendicular ao mediano e ao coronal, dividindo o corpo em duas partes: superior e inferior.
Variação Anatômica: Diferenças morfológicas entre os elementos que compõe um grupamento humano. Essas diferenças podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isso traga prejuízo funcional para o indivíduo.
Fatores gerais de variação: Idade, sexo, raça, biotipo, evolução.
Anomalia: Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função. Ex: Um dedo a menos ou a mais.
Monstruosidade: Quando a anomalia é tão acentuada de modo a deformar a construção do corpo do individuo, sendo incompatível com a vida.
Sistema Esquelético
Esqueleto: Conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias funções.
Ossos: Peças rijas, de número, coloração e forma variáveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto.
Funções do sistema esquelético:
- Proteção (para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central);
- Sustentação e conformação do corpo;
- Local de armazenamento de ions Ca e P;
- Sistema de alavancas
...