O conceito de рompage
Artigo: O conceito de рompage. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karenzissima • 21/10/2013 • Artigo • 477 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
POMPAGE
Introdução
Pompage, termo traduzido do francês sem tentativa de tradução, por já fazer parte do vocabulário profissional entre os fisioterapeutas brasileiros, é uma manobra capaz de tensionar lenta, regular e progressivamente um segmento corporal.
O termo Pompage passou do inglês ao francês e ao português, sem tentativa de tradução em nenhuma dessas passagens. Devemos associa-los a um gesto de "bombeamento", um puxar- relaxar sucessivos. Esse gesto deve ser realizado em três tempo:
Tensionamento do Segmento - que deve ser feito até o limite da elasticidade fisiológica da estrutura musculoaponeurótica. Se esse tensionamento ultrapassa-la haverá reação através de um reflexo miotático direto.
O terapeuta deve alongar lenta, regular e progressivamente as fibras até o limite de sua elasticidade, para não se provocar um descarregamento dos informantes do alongamento do músculo, que são os fusos.Tudo deve ser realizado "em silêncio".
Manutenção do Tensionamento - que será maior ou menor de acordo com o objetivo que se procura
Retorno a Posição Inicial – que ocorrerá lentamente e cuja velocidade será determinada de acordo com o objetivo perseguido. OBS- a manobra deverá ser repetida de 5 a 10 vezes.
A pompage, realizada no sentido das fibras musculares, promove um deslizamento destas moléculas em sentido contrário e aumenta o comprimento total do músculo.
Se uma retração muscular, uma cicatriz, um edema provocarem uma estase, haverá ausência de mobilidade entre as fáscias, e a circulação de água livre, denominada lacunar, não ocorre eficientemente, porque depende da mobilidade entre os tecidos, visto não haver uma bomba a ela destinada. Neste caso, a pompage deve ser realizada com o objetivo de liberar os brônquios e promover a circulação lacunar.
Na região de uma dada articulação, podemos aplicar um tensionamento com o objetivo de separar duas superfícies articulares, descomprimindo a articulação, provocando a entrada de mais líquido sinovial, o que representa mais nutrição para o tecido cartilaginoso depende exclusivamente do aporte deste líquido para sua nutrição.
Indicações:
Regeneração articular
Favorecimento da circulação
Relaxamento muscular
Dores de coluna
Cansaço físico e mental
Ansiedade
Stress
Nervosismo
Depressão
Insônia
Dores e tensões musculares/articulares
Fáscias
Por sua vez, as fáscias encontram-se em continuidade umas em relação às outras, um verdadeiro esqueleto fibroso, é uma espécie de tecido mais resistente que serve para apoiar células, tecidos e órgãos mais moles. Recobre, permeia e apóia órgãos abdominais por entre os tecidos dos músculos e nas extremidades destes músculos se junta formando
...