O problema da conservação da biodiversidade
Ensaio: O problema da conservação da biodiversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandha123 • 8/6/2014 • Ensaio • 343 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
Os combustíveis fósseis representam as fontes de energia mais consumidas há mais de um século. Atualmente, as estatísticas revelam que cerca de 1/6 da população mundial é responsável por mais da metade do consumo energético global. Estes dados: Em uma demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92 e a Rio+20, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:
A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países desenvolvidos, pois é uma consequência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países em desenvolvimento;
As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países desenvolvidos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, e da eliminação do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo;
O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta.Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso Planeta, e é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
Escolher uma resposta.
a. regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar em algumas regiões do mundo.
b. apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
c. apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem se desenvolvido industrialmente há muito tempo.
d. apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e. mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
...