O processo de multiplicação celular
Artigo: O processo de multiplicação celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RayssaAtaide • 18/11/2014 • Artigo • 989 Palavras (4 Páginas) • 901 Visualizações
A mitose é o processo de reprodução celular que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular. Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diploide dá origem a duas outras células diploides, idênticas à célula-mãe e entre si, ou seja, é o processo que dá origem a duas novas células com mesmo numero de cromossomos da célula inicial, e mais do que isso, geneticamente idênticas (com exceção em caso de mutação – erro na autoduplicação do DNA). Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.
A reprodução é uma propriedade fundamental das células. As células se reproduzem através da duplicação de seus conteúdos e posterior divisão em duas células-filhas (mitose). Esse é o processo que dá garantia de uma sucessão continua de células idênticas.
O ciclo celular corresponde a um ciclo regular de eventos que ocorrem desde a formação de uma célula ate a sua própria divisão em duas células filhas. Esse ciclo é dividido em duas etapas: a intérfase, etapa em que a célula não esta em divisão, e a mitose, etapa em que a célula esta em divisão.
A intérfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas da célula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: corresponde o tempo decorrido entre o final da mitose e o inicio dda duplicação do DNA. Esse período de produção de enzimas, proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese de DNA, ou seja da autoduplicação do material genético da célula que, temporariamente possui o dobro da quantidade normal de DNA.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado. Representa um tempo adicional para o crescimento da célula.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre a mitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celular pode ocorrer também por meiose.
A mitose é um processo continuo, entretanto é dividida em 4 fases com o objetivo de destacar os principais eventos determinantes dessa divisão equacional: a prófase, a metáfase, a anáfase e a telófase.
Prófase: é a fase mais longa (dura em torno de 50% do tempo total da mitose), nela ocorrem:
1. Afastamento dos pares de centríolos
2. Aparecem e desenvolvem-se os fusos mitóticos
3. Forma-se o áster (agrupamento de fibras de proteínas)
4. Desaparecem a carioteca e o nucléolo
5. Início da condensação cromossômica
1. Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs) e estes estão se condensando e migrando para a região equatorial da célula. Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso, que crescem em direção ao polo oposto. O nucléolo começa a se tornar menos evidente ao se espalhar pelo citoplasma para originar novos ribossomos e, por fim, ocorre o rompimento da carioteca (membrana nuclear).
• Metáfase: 2ª etapa
1. Centríolo nos polos
2. Fusos no máximo desenvolvimento
3. Os cromossomos se prendem ao fuso pelo centrômero
4. Cromossomos no Equador: Placa Equatorial
5. Máxima condensação: melhor momento de visualização do cromossomo
2. Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula. Os centrômeros de cada cromossomo encontram-se presos
...