O sistema Cantareira
Artigo: O sistema Cantareira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dajucabral • 28/2/2015 • Artigo • 660 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
SISTEMA CANTAREIRA.
Ninguém consegue viver na seca, represa de Cantareira. A represa Billings abastece a um milhão de pessoas, a água poluída, tem mal cheiro. Na região de Capivari, a água esta poluída, com as margens desmatadas, ocupadas por pes-soas, em torno de um milhão segundo as pesquisas para a reportagem.
A água esta verde, viscosa e com muito mal cheiro, no Rio Pinheiros a água esta igual ao lodo, provocando coceiras no corpo.
Existe um grande lixão de material orgânico. Na Baixada Fluminense a água virou ouro, pessoas estão garimpando água, quebrando canos de água nas ruas,para o consumo, buracos para que possa tirar a água das tubulações.
Ricardo, líder da comunidade do RJ, fala que desde Julho de 2014, esta faltando água no seu bairro, um bairro sem saneamento básico, e que a água é de um poço, e tratada pelo senhor Ricardo.
No Recreio dos Bandeirantes já falta água para ricos e pobres, que sobrevivem pelo abastecimento de carros pipas.Dois reservatórios serão inaugurados em 45 dias. Belo Horizonte, 40% de suas águas são desperdiçadas, técnicos usam aparelhos pra verificar ligações clandestinas.
A empresa de saneamento, mandou funcionários para cortar a água clandes-tina, e foram impedidos pelos moradores.
Jogam seus lixos e seu esgoto na Represa Billings a mais u menos 40 anos.
Rio Pinheiros: Com presença de Cloriformes Fecais, segundo os técnicos, tratar um rio pluido é bem mais Viavel, bem mais sustentável no atual momento.
Moradora da zona norte de São Paulo, reutiliza a água da roupa que lavou, para muitas outras coisas, como lavar calçadas, carro, etc.Evitando assim o desperdício, outro morador coloca em reservatórios a águas da chuva, e também reaproveita a água da roupa.
SEDAI- Companhia de Água, afirma: moradores fazem gatos para levar a água ate as comunidades.
Presidente do Conselho Regional de Água, Sr, BRAGA, diz em entrevista: existem 3 fatores para tudo que esta acontecendo, para esta falta de água, Anoma-lias climáticas, sistema Cantareira tem relatos, há 84 anos o estado vive uma situa-çã critica, o maior período critico de falta de água foi nos anos de 53/56.Em fins de 2013, teve em São Paulo uma estiagem, com 30% abaixo do mínimo já observado, é uma situação Anomana, isso aliada a cultura de abundancia que temos no sudeste, quer dizer: O consumidor não tem a ideia de que a água é precisa, que é preciso usar pouco para não faltar.Portanto uma oferta baixa ,para uma demanda alta, falta de infra estrutura Hidrica, mais reservatórios, mais Adutoras.Existem projetos d construção de duas Adutoras, que vão gerar mais águas para Cantareira, mas ainda são projetos.
O Sr, Matheus fala de Metereologia, a estiagem já vem de um período de 4 anos, não vem deste ano, nem o que provocou esta seca total, mas sim da sua região para pegar água na sua regiaõ. A falta de planejamento em SP, segundo o Sr. Paulo, não foi surpresa a estiagem paulistana, não houve um projeto de sus-tentabilidade nos últimos 50 anos, para que fosse evitada esta estiagem.
Tomar medidas antecipadas para evitar a crise, teriam sido atos, atitudes sustentáveis a médio prazo.Em 2003 o
...