TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANISMOS BÁSICOS UTILIZADOS COMO BIOINDICADORES, RELEVANTES AO USO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Artigo: ORGANISMOS BÁSICOS UTILIZADOS COMO BIOINDICADORES, RELEVANTES AO USO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCIPAIS ORGANISMOS UTILIZADOS COMO BIOINDICADORES RELATADOS COM USO DE AVALIADORES DE DANOS AMBIENTAIS

No volume 2 da revista Meio Ambiente e Sustentabilidade foi relatado que alguns organismos por terem lados idênticos , são utilizados para indicar mudanças sendo considerados indicadores biológicos . A técnica de assimetria flutuante serve para avaliações físicas e químicas do ambiente causadas por perturbações modificando o fenótipo do organismo estando no meio inadequado para a espécie.

Os objetivos de estudos específicos do estudo realizado são: Descrever os tipos de assimetria existente. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de artigos científicos com o tema de Assimetria Flutuante e Bioindicadores e descrever como se aplica a metodologia à mensuração do desvio em relação ao eixo central em organismos bilaterias. As distribuições de frequência encontradas verificando se as metodologias aplicadas nos levantamentos bibliográficos servem para verificação de impacto ambiental. Justifica-se que a pesquisa de Assimetria Flutuante (AF) e bioindicadores esta sendo realizada em conjunto para demonstrar a interação existente dentro de organismo para evidenciar que ambas podem corroborar com o impacto ambiental advindo das ações humanas.O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. A Saúde Pública visa combater os fatores condicionantes da propagação de doenças, ou seja, tenta manter um controle das incidências nas populações por meio de ações de vigilância e de investigações governamentais. É apresentado um panorama das discussões teóricas sobre as potencialidades da utilização do monitoramento biológico na vigilância à saúde, nos casos de exposição a substâncias químicas, particularmente em ações de saúde ambiental e dos trabalhadores, considerando os seus diferentes conceitos; aplicação e limitações dos indicadores biológicos e sua disponibilidade para a quantificação das substâncias; valores de referência para interpretação dos resultados. Na prática, o monitoramento biológico constitui-se em um laudo de uma situação de exposição, tendo suas conclusões fundamentadas em valores científicos, de negociações internas, normas e legislações. Como um processo contínuo e relacionado a casos concretos de observação, tem sido uma prática promissora, para a melhoria constante dos ambientes de trabalho. Como uma etapa de um processo decisório nas análises de risco, o monitoramento biológico deve ser permeado pela avaliação crítica no que se refere aos aspectos éticos, a que se destinam os resultados, e aos próprios valores que referenciam a sua aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com