Obstetrícia
Resenha: Obstetrícia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaaaaa • 8/8/2014 • Resenha • 221 Palavras (1 Páginas) • 619 Visualizações
A obstetrícia, enquanto conjunto de práticas tecnológicas, teve sua origem no conhecimento acumulado pelas parteiras, sendo a participação destas predominantemente feminina.
Desconhece-se registros na literatura feitos pelas parteiras em relação aos primórdios da sua prática. Um dos paradigmas que existiam na assistência ao parto era que a parturição se devia a um processo natural, fazendo com que, por muito tempo, a prática médico-cirúrgica permanecesse oculta, bem como a participação masculina no parto.
O nascimento da obstetrícia sob tutela cirúrgica direcionou um saber mais voltado para a técnica, como a sutura e a drenagem, deixando de lado as particularidades da gestação e do parto. O fórcipe obstétrico foi o evento influenciador na aceitação da obstetrícia como uma área técnica e científica, onde foi incorporado o conceito de que o parto era perigoso e a presença de um médico era imprescindível, inaugurando o estopim da disputa profissional entre médicos e parteiras. No imaginário do homem comum, instalava-se a noção de que é possível "comandar o nascimento".
No Brasil, o declínio da prática da parteira no final do século XIX ocorreu quando se instalou o paradigma médico de que a atenção ao parto é estritamente intervencionista, cirúrgico. A partir daí, a profissional de enfermagem passou por várias designações - parteira, obstetriz, enfermeira obstetra - que reflete a inconstância que a profissão passou durante os últimos anos.
...