Oca De Indios Ibirapuera
Ensaios: Oca De Indios Ibirapuera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/10/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
O edifício da Oca é um espaço expositivo com mais de 10mil m2 dentro do Parque Ibirapuera. No passado chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Desde junho de 2010 é administrado pelo Museu da Cidade, junto a Secretária Municipal da Cultura e abriga grandes exposições.
Mayas: revelação de um tempo sem fim
A maior mostra de arte já realizada sobre a civilização Maya no Brasil. A exposição tem centenas de objetos que saem pela primeira vez do México. Em cartaz de 10 de junho a 24 de agosto de 2014. Saiba mais (+)
Cores do Brasil
A exposição “Cores do Brasil” da dupla de designers Bruno Basso e Christopher Brooke mostra o trabalho de estamparia e moda feito junto a jovens da periferia. Em Cartaz de 3 de julho a 2 de agosto de 2014. Saiba mais (+)
Informações sobre a Oca:
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Responsável: Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Cidade de São Paulo
Contato: 11 3105-6118
Reconhecida e protegida como patrimônio cultural nas esferas estadual e municipal, é parte integrante do conjunto de instalações, projetado pela equipe liderada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que foi construído no Parque Ibirapuera com a perspectiva de permanecer como um legado permanente das festividades ali organizadas por ocasião das comemorações do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo.
Situada em posição central privilegiada, junto à principal entrada que dava acesso àquela grande mostra, de proporções até aquele momento inéditas na cidade, destaca-se ainda hoje pela singularidade de sua volumetria e pela surpreendente organização interna, resultante de hábil solução estrutural em concreto armado, que proporciona grande continuidade espacial e impressionantes perspectivas.
Imaginada originalmente para apresentações de esculturas, serviu por décadas para abrigar o Museu do Folclore, nela organizado com a fundamental participação de Rossini Tavares de Lima, e depois também o Museu da Aeronáutica, que terminaram desocupando o local ao final dos anos 90, para que nela pudesse ser sediada parte significativa da Mostra do Descobrimento, que celebrou os 500 Anos do Brasil e, por sua vez, motivou a execução de cuidadosa reforma, cujas diretrizes, estabelecidas pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, visaram o atendimento de diversas exigências para a sua realização.
A grande repercussão alcançada por aquele evento acabou levando à continuidade da atuação da associação privada responsável pela sua organização, que seguiu com a montagem de grandes exposições temporárias, que não só acabaram definindo a finalidade de seu uso desde então como também garantiram uma relevante posição dentro do mapa cultural da cidade.
Uma vez retornada ao controle da administração municipal, ficou sob a tutela da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente até 2010, quando a sua gestão passou para a Secretaria da Cultura.
...