PRIMEIRA AULA PRATICA
Dissertações: PRIMEIRA AULA PRATICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shey • 25/3/2015 • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 426 Visualizações
Obtendo-se o valor de temperatura com o numero Maximo de algarismos significativos que for possível.
Deixou-se a água em repouso por aproximadamente 10 min. E obteu-se o valor da temperatura com o o numero Maximo de algarismos significativos que foi possível.
Adicionou-se 5 ml de ácido sulfúrico à água.
Mediu-se a temperatura logo após adiciona-se o acido e a cada 30 segundos até atingir o equilíbrio.
Medidas de massa e Volume
pesou-se um béquer seco, numa balança com 3 casas decimais. Mediu-se 25ml de água destilada com uma proveta, colocou-se no béquer e pesou-se novamente.
Adiciono-se mais 25 ml de água e pesou-se novamente
Adiciono-se mais 25 ml de água e pesou-se novamente
Adiciono-se mais 25 ml de água e pesou-se novamente
Secou-se o béquer previamente pesado e repetiu-se o procedimento anterior, utilizando uma pipeta volumétrica de 25 ml.
Secou-se o béquer previamente pesado e repetiu-se o procedimento anterior, utilizando um béquer de 100 ml.
Encheu-se uma bureta de 25 ml com água destilada. Escoou-se lentamente a água até tangenciar a marca 0,00ml e certificou-se que o espaço abaixo da torneira está completo de água.
Retirou-se alíquotas de aproximadamente de 5 ml, anotou-se um volume, em um erlenmeyer de massa conhecida.
Com o auxilio de uma balança determine a massa do volume escoado.
Repetiu-se os passos 8 e 9 até escoar o volume Maximo da bureta.
Determinou-se a temperatura da água destilada e calculou-se os volumes escoados, a partir da massa determinada experimentalmente. (pesquisou-se na qual a densidade da água na temperatura do experimento.
Medidas de volume
Experimento.
Usando uma bureta de 50 ml mediu-se essa quantidade de água e transferiu-se para um balão volumétrico de 50ml e verificou-se se as medidas conferem.
Usando uma pipeta de 50 ml mediu-se essa quantidade de água e transferiu-se para um balão volumétrico de 50ml e verificou-se se as medidas conferem.
Usando um béquer de 50 ml mediu-se essa quantidade de água e transferiu-se para um balão volumétrico de 50ml e verificou-se se as medidas conferem.
Usando uma proveta de 50ml mediu-se essa quantidade de água e transferiu-se para um balão volumétrico de 50ml e verificou-se se as medidas conferem.
5-RESULTADOS E DISCUSSÕES
Entrou-se no laboratório lavam as mãos em seguida, formou-se o grupos e foi-se para a bancadas, observou-se que em cada bancada haviam instrumentos específicos para a prática (proveta de 50ml, balão volumétrico50ml, Becker 100ml, analógico, pipeta volumétrica de 25ml, conta-gotas (3ml) bastão de vidro pinça metálica,pêra de sucção.)
Antes de começarmos o procedimento experimental usou-se um procedimento saber qual a margem de erro do termômetro a utilizar na pratica, colocou-se água da torneira em um béquer e misturou-se gelo a essa água com o intuito de fazer que a água ficasse a 0º em seguida colocou-se o termômetro nesta água e verificou-se a temperatura da mesma.
Medidas
Med. 1
Med. 2
Med. 3
Med. 4
Media
Desvio
Valor
Termômetro
2
1
1
2
1
±1
1 ±1ºC
Tabela 1: medida da temperatura da água com o gelo com um termômetro analógico em ºC.
*valor descartado
. Após essa medida viu-se que o béquer uma margem de erro de ±1ºC, conclui-se que tem que usar esse erro nas seguintes medidas.
Em seguida começou-se o procedimento experimental. Colocou-se cerca de 100 ml de água da torneira em um Béquer e mediu-se a temperatura utilizando o termômetro analógico, onde se obteve-se o máximo de algarismos significativos sempre deixando o bulbo do termômetro dentro da água sem tocar o Béquer.
Tabela 02: medida da temperatura em ºC da água da torneira.
Medidas
Med. 1
Med. 2
Med. 3
Med. 4
Media
Desvio
Valor
Termômetro
22
23
22
23
22
±1
22±1ºC
* valor descartado
Em seguida aguardou-se 10 minutos e realizou-se uma nova medida da temperatura da água.
Tabela 03: medida da temperatura em ºC após 10 min. em repouso.
Medidas
Med. 1
Med. 2
Med. 3
Med. 4
Media
Desvio
Valor
...