TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização E Preparação De Soluções

Dissertações: Padronização E Preparação De Soluções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

1.1. Solução

Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias, sendo o solvente constituinte em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido,líquido e gasoso) em que o soluto encontra-se dissolvido. O soluto é a substância ou são as substâncias presentes em menor porção que o solvente, se apresentando disperso nele.

O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades do soluto (ânions, cátions,moléculas ou átomos).

As soluções podem ser classificadas em:

 Soluções saturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à solubilidade naquela temperatura ,ou seja, excesso de soluto formando corpo de fundo;

 Soluções insaturadas: contêm uma quantidade de soluto inferior à solubilidade;

 Soluções supersaturadas: contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a solubilidade, mas sem precipitar.

Podemos estabelecer diferentes relações entre quantidades de soluto, solvente e solução. Tais relações são denominadas de concentrações. A mais utilizada é a que relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução que geralmente é expresso em litros:

M=n/V

Sendo M: concentração molar, n: número de mols e V: volume (litros). Também é amplamente utilizada a fórmula que une concentração comum com a de quantidade de matéria assim tendo:

M=m/M1.V

M1: massa molecular, m: massa do soluto.

1.2. Padronização

A padronização de uma solução tem por finalidade determinar a concentração real de um soluto em uma solução. Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas como, por exemplo, em titulações.

A padronização também chamada de fatoração é feita por comparação com uma solução padronizada ou por titulação ou comparação com uma padrão primário.

Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução primária.

Substâncias que são instáveis não podem ser consideradas um padrão primário, pois não se pode garantir a sua pureza ao longo do tempo e, portanto, uma solução dessa substância deve ser padronizada. Por exemplo, uma solução de NaOH pode ser utilizada para determinar-se a acidez de uma amostra, mas para que essa determinação seja verdadeira é necessário conhecer a concentração exata da solução de NaOH.

1.3. Titulação

É o método pelo qual se determina uma porção desconhecida de uma substância particular mediante a adição de um reativo padrão reagindo com proporcionalidade conhecida e definida.

1.3.1. Titulação ácido base: Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é chamada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, já que o potencial hidrogeniônico (pH) costuma ficar neutro ou próximo disso. Quando um ácido reage com uma base, água e sal são formados.

Com a adição de um indicador ácido-base observa-se a reação completa no ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação de pH.

2. Objetivos

O objetivo do presente trabalho foi preparar as soluções de NaOH(hidróxido de sódio) 1mol/L e de HCl(ácido clorídrico) 1mol/L calculando sua concentração pós-preparação utilizando a padronização e titulação.

3. Materiais

3.1. Preparo e padronização do hidróxido de sódio (NaOH)

3.1.1 Materiais para preparação do hidróxido de sódio:

 Balança analítica;

 Béqueres;

 Água destilada;

 Bastão de vidro;

 Balão volumétrico de 100 mL;

 Pipeta de Pasteur;

 Frasco de plástico;

 Etiqueta;

 4,16 g de NaOH;

 Funil de vidro.

3.1.2. Materiais para padronização e titulação de NaOH

 20 mL da solução de NaOH;

 Ácido clorídrico (HCl) padronizado pelo técnico 0,0992 molar;

 Indicador alaranjado de metila;

 Água destilada;

 Erlenmeyer;

 Balão volumétrico de 200 mL;

 Pipeta graduada de 15 mL;

 Bureta de 25 mL;

 Suporte universal;

 Garra metálica;

 Proveta;

 Béqueres;

3.2. Preparo e padronização de ácido clorídrico (HCl)

3.2.1. Materiais para preparação de HCl:

 Balão volumétrico de 100 mL;

 Pipeta de 10 mL;

 8,28 mL de HCl 1 molar;

 Água destilada;

 Frasco de vidro;

 Etiqueta;

 Funil de vidro.

3.2.2. Materiais para padronização e titulação de HCl

 10 mL de HCl 1 molar para diluição;

 Balão volumétrico de 100 mL;

 Bureta de 25 mL;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com