A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin
Artigo: A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maninhodell • 24/11/2013 • Artigo • 268 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
A USP prepara a inauguração da Biblioteca Guita e José Mindlin. Projeto abrigará o segundo maior acervo de História do Brasil no País e custou R$ 130 milhões.
A biblioteca mais tecnologicamente arrojada do Brasil, e provavelmente a mais avançada do Hemisfério Sul, está recebendo os últimos retoques e deve ser aberta para o deleite cultural dos cidadãos e pesquisadores logo após o Carnaval.
A previsão é de seu diretor interino, o professor de História do Brasil Pedro Puntoni. Batizada Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o nome faz uma homenagem ao maior bibliófilo que este País já deu à luz, e à sua companheira de toda uma vida.
Ela foi criada para abrigar parte da coleção particular dos Mindlin, cuja doação plena à USP foi formalizada em maio de 2006. Mas com algumas obrigações, entre elas a construção de um edifício preparado tecnicamente para receber o acervo. O que vem sendo executado pela universidade – com o apoio de empresas e do governo federal por meio da Lei Rouanet – ao custo aproximado de R$ 130 milhões.
Preciosidades
Apenas a Brasiliana, que ocupará 7 mil metros quadrados dos 20 mil do prédio, terá um acervo de 21 mil títulos, algo como 45 mil volumes. E protegerá, conforme Puntoni, raridades como um livro de Montalboddo, uma edição italiana de 1508, em que pela primeira vez se fez uma referência impressa sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
A Arte da Gramática, edição de 1595, do Padre Anchieta, e os relatos de viagem de Hans Staden, de 1557, (uma primeira edição encadernada em pergaminho, e a única do mundo) também estarão mais próxim
...