Pele e Ácidos
Por: joanna1234 • 16/3/2016 • Dissertação • 2.557 Palavras (11 Páginas) • 594 Visualizações
Nome PLA
Sistema Esquelético
Data
Aula
3 e 4
Local onde acontecerá a PLA
Laboratório de estrutura humana
Tempo de Duração da PLA
260 minutos
Horário
Curso
Turma
Nº de Alunos
Docente (s)
Unidade(s) Curricular(es)
Morfologia Humana
Observações Relevantes sobre a turma: Não há.
• Objetivos de Aprendizagem
Compreender de conceitos sobre a estrutura macro e microscópica dos sistemas orgânicos.
Reconhecer as estruturas através de exames de imagens, anatomia de superfície e palpatória, fortalecendo o entendimento estrutural e funcional.
Conhecer os principais pontos palpáveis estabelecendo a extensão da estrutura estudada através da anatomia de superfície.
Identificar as principais estruturas anatômicas macroscópicas que compõem os órgãos do corpo humano.
• Descrição da PLA
Atividade / Estação #
Estação 1 - Caso clínico 3
Descrição da Atividade
O aluno acessa a Minha Biblioteca com o iPAD, resolve o estudo dirigido relacionado ao caso clínico 3, interage com os colegas discutindo as informações encontradas na bibliografia e redige as respostas. Sempre que necessário solicita orientação do professor.
Duração da Atividade (minutos)
40 minutos
Objetivo
Ser capaz de reconhecer os termos utilizados no texto e compreender os principais conceitos do sistema esquelético.
Orientação
1. Leia o caso clínico e discuta com seus colegas.
Fratura do úmero
Homem, 17 anos, deu entrada na emergência após queda de uma altura de 4 metros (estava pendurado em um coqueiro), com trauma direto do cotovelo ao solo, evoluindo com deformidade local e sangramento. Ao exame físico, constatou-se edema e dor à palpação local, juntamente com pequeno ferimento de pele, com saída de sangue (Figura 4.2.1). Foi solicitada radiografia de cotovelo, que evidenciou fratura intra-articular do úmero distal (Figura 4.2.2). O foco de fratura com o meio externo caracterizou fratura exposta, e o paciente foi encaminhado diretamente ao centro cirúrgico para redução aberta e fixação da fratura mediante colocação de placas e parafusos (Figura 4.2.3).
Adaptado de PEZZI, Lúcia; CORREIA, João; PRINZ, Rafael; NETO, Sílvio. Anatomia clínica baseada em problemas. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2016-8/pages/47490889
2. Estudo dirigido.
Com o iPAD acesse o site da Universidade Anhembi Morumbi http://portal.anhembi.br/
Clique em Ir para home.
Clique em Alunos.
Clique em Biblioteca.
Na página da biblioteca role a página até surgirem na tela os ícones dos bancos de dado.
Clique em Minha Biblioteca
Digite seu login e senha.
Busque livros para consulta.
Interaja com os colegas discutindo as informações encontradas na bibliografia e redija as respostas às perguntas abaixo. Sempre que necessário solicite orientação do professor.
1. O úmero é um osso do braço e pertence ao esqueleto apendicular. Sendo assim explique como se divide o esqueleto e que ossos compõem cada divisão.
2. No interior dos ossos longos como o úmero situa-se a cavidade medular. Este cavidade contém a medula óssea e em fraturas expostas parte desta substância pode ser perdida. Quais os tipos de medula óssea encontradas no corpo humano e suas respectivas funções?
3. Descreva morfologicamente as células ósseas mencionando suas funções e localização.
4. O osso é um órgão vascularizado. Quais estruturas microscópicas estão relacionadas à vascularização dos ossos?
5. Na figura abaixo, identifique os componentes indicados pelos números e explique a sua respectiva importância para o osso.
Fonte: JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. : Histologia Básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Materiais necessários
iPAD/computador e livros texto.
Referências bibliográficas
JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica - Texto e Atlas. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Disponível em: http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2314-5/pages/84416281 MOORE, Keith; DALLEY, Arthur F; AGUR, Anne M.R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Disponível em: http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2585-9/epubcfi/6/2%5B;vnd.vst.idref=cover%5D PEZZI, Lúcia; CORREIA, João; PRINZ, Rafael; NETO, Sílvio. Anatomia clínica baseada em problemas. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2016-8/pages/47490806
Atividade / Estação #
Estação 2 - Modelos anatômicos e Aplicativo
Descrição da Atividade
O aluno reconhece os ossos selecionados no roteiro em modelos anatômicos através de consulta ao atlas de anatomia e App Visible Body. Anota no roteiro características que permitam identificar cada um dos ossos estudados.
Duração da Atividade (minutos)
40 minutos
Objetivo
Ser capaz de reconhecer e nomear os ossos do esqueleto axial, esqueleto apendicular superior e inferior.
Orientação
Para cada um dos ossos listados abaixo execute o seguinte procedimento:
...