Pequena E Grande Circulação
Artigos Científicos: Pequena E Grande Circulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/11/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 2.720 Visualizações
PEQUENA E GRANDE CIRCULAÇÃO
A grande circulação, ou circuito sistêmico, é a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta se divide para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigénio. O sangue venoso, ou seja, o que é pobre em oxigênio, volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim na aurícula direita. Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito. Ventrículo esquerdo → Tecidos → Átrio direito (Coração → corpo → coração).
Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração).
Então podemos simplificar assim: enquanto o ventrículo direito impulsiona o sangue para os pulmões (através da pequena circulação), o ventrículo esquerdo o impulsiona para os tecidos do corpo (através da grande circulação), sob pressão bem maior.
TROCAS GASOSAS / CIRCULATÓRIA PULMONAR
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono. Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 é convertido em sangue arterial rico em O2, sendo distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células. Portanto, a difusão nos alvéolos pulmonares se estabelece por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, onde o CO2 difunde-se do sangue venoso em direção ao meio externo, havendo a oxigenação do sangue a partir do mecanismo inverso com as moléculas de oxigênio na cavidade pulmonar. O gás oxigênio em maior concentração externa difunde-se no plasma sanguíneo em direção às hemácias, combinando-se com a hemoglobina, passando a sangue arterial. Dependendo do hábito de alguns vertebrados e até invertebrados, a hematose passa a ocorrer em órgãos especializados dependendo da adaptação ao meio ambiente: nas traqueias de borboletas (respiração aeróbia traqueal); nas brânquias de animais aquáticos (respiração aeróbia branquial); e na cloaca de tartarugas (respiração aeróbia cloacal).
REFERÊNCIAS
http://www.sobiologia.com.br
http://www.wikipedia.org
http://www.brasilescola.com
http://www.slideshare.net
http://www.infoescola.com
...