Pinoquio
Casos: Pinoquio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilkersonrafael • 1/11/2013 • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 2.005 Visualizações
“ATIVIDADES PARA COMPENSAÇÃO DE FREQUÊNCIA
ALUNA: ANDREA DUARTE DA SILVA
CURSO: PEDAGOGIA SÉRIE: 3ª UNIDADE BH1
TUTORA PRESENCIAL: ROSEMARY DE OLIVEIRA MIRANDA
DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
QUESTÕES DO PLT
PÁG. 23- QUESTÃO 2
Determine a diferença existente entre Pedagogia e Didática, mostrando a abrangência de cada termo.
R: A pedagogia é o estudo sistemático da educação. A didática é uma seção ou ramo específico da pedagogia, e se refere ao conteúdo do ensino e ao processo próprio para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, e a didática é definida como a ciência e a arte do ensino.
PÁG. 52- QUESTÃO 3
Explique e justifique por escrito a afirmação a afirmação a seguir, usando suas próprias palavras , mas tendo por base as teorias de Piaget:
Para Piaget, as atividades de manipulação, construção, poesia, pesquisa e experimentação constituem o melhor método para a aquisição de conhecimento, além de ajudar na construção das estruturas mentais que formam a inteligência.
R: Segundo Piaget o professor deve estimular o aluno, transformando a sala de aula em ambiente de liberdade de forma que o aluno não interprete como clima de laissez- faire, de caos ou indisciplina. Neste momento cabe ao professor que adote uma atitude de feedback estimulando a atividade mental dos alunos e seus trabalhos de descoberta e investigação.
PÁG. 107- QUESTÃO 3
Indique quais são as funções do planejamento da ação didática
R: a) Prever as dificuldades que podem surgir durante a ação docente, para poder superá-las com economia de tempo.
b) Evitar a repetição rotineira e mecânica de cursos e aulas.
c) Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis e as reais condições dos alunos.
d) Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos.
e) Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível.
PÁG.122- QUESTÃO 2
Explique a diferença existente entre os objetivos educacionais gerais e objetivos específicos
R: Os enquanto os objetivos gerais fornecem diretrizes para a ação educativa como um todo,os objetivos específicos norteiam de forma mais direta, o processo ensino-aprendizagem.
PÁG. 140- QUESTÃO 1
A partir do que você leu neste capítulo e de pesquisas que deverá fazer em outro livros, elabore por escrito com suas próprias palavras, um conceito para a expressão”conceito de ensino”.
PÁG.264-QUESTÃO 3
Analise e comente por escrito a seguinte afirmação de Piaget:
“Compreender um objeto é agir sobre ele”
R: Entende-se que para agir e preciso compreender, onde o papel do professor é de criador de espaços que promovam atitudes criativas, e além de agir sobre o objeto e transforma ló tem o papel de compreender o processo de transformação. E depois de compreender ou tomar consciência, tornar-se possível explicar o processo de transformação.
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
QUETÃO DO PLT:
PÁG.31-QUETÃO 5
Analise as palavras do cineasta português Manoel de Oliveira sobre os seguintes aspectos.
a) O que significa dizer que “fabricamos” nosso passado Você concorda com a afirmação¿ Justifique¿
R: Fabricarmos nosso passado ao meu ver significa tudo aquilo que praticamos com o decorrer de nossa vivencia ao longo dos anos. Concordo sim co m a afirmação pois somos aquilo que fazemos e vivemos, pois não existe viver um presente sem que possamos pensar em um futuro e as lembranças colaboram para a vivencia do presente e a construção do futuro.
b) As expressões “Quem fomos” e “Como somos”, poderíamos acrescentar mais uma: “Como vir a ser”. Identifique as que predominam no trabalho do historiador e quais se referem à atitude do professor. Justifique sua resposta.
R: Uma das principais funções do historiador da educação é compreender esta lógica de “múltiplas identidades”, por meio do qual se define memórias, tradições , pertenças, filiações, crenças e solidariedades. Pouco importa se as comunidades são “reais ou imaginarias”. Porque não há memória sem imaginação e (vice-versa).
PÁG.55- questão 8
È possível uma civilização tecnologicamente desenvolver-se concomitantemente bárbara
R:
...