Pressão Sanguínea
Pesquisas Acadêmicas: Pressão Sanguínea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaaa1 • 22/9/2014 • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 428 Visualizações
PRESSÃO SANGUÍNEA
A pressão sanguínea(PS)é a pressão exercida pelo sangue na parede do vaso sanguíneo .Na prática ,o termo refere-se à pressão nas artérias.A PS é influenciada pelo débito cardíaco,volume sanguíneo e resistência.O volume de sangue nas várias partes do sistema cardiovascular circulatório varia consideravelmente .Veias e vênulas contêm por volta de 60% do sangue no sistema; artéria e arteríolas ,por volta de 15%;vasos pulmonares, aproximadamente 12%;coração,8%,e capilares, aproximadamente 5%.Como as veias contêm tanto sangue elas são chamadas de reservatórios de sangue. O sangue pode ser direcionado rapidamente para outras partes do corpo se surgir necessidade.Por exemplo,para os músculos estriados esqueléticos quando existir uma atividade muscular aumentada.Os principais reservatórios sanguíneos são as veias dos órgãos abdominais(especialmente o fígado e o baço)e a pele.
Fisiologia da Circulação
O Fluxo sanguíneo refere-se à quantidade de sangue que passa através de um vaso sanguíneo em um dado período de tempo.O sangue flui ou circula através de dois grupos principais de vasos sanguíneos, para os pulmões onde o sangue elimina o dióxido de carbono e repõe o oxigênio (circulação pulmonar) e para o resto do corpo, onde o sangue libera oxigênio e remove o dióxido de carbono (circulação sistêmica).
Resistência
A resistência refere-se à oposição ao fluxo sanguíneo que resulta da fricção entre o sangue e as paredes dos vasos sanguíneos.
Volume Sanguíneo
A pressão sanguínea está diretamente relacionada ao volume sanguíneo no sistema cardiovascular. O volume normal de sangue em um corpo é de aproximadamente 5 litros. Qualquer diminuição nesse volume, tal como hemorragias,diminui a quantidade de sangue circulante a cada minuto nas artérias. Como resultado, diminui a pressão sanguínea. Inversamente, qualquer causa de aumento do volume sanguíneo, tal como ingestão de sal e consequente retenção de água, aumenta a pressão sanguínea.
Resistência PeriféricaA resistência periférica refere-se à resistência ao fluxo de sangue na circulação periférica, que é distante do coração. A maior resistência ocorre nas arteríolas, nos capilares e nas vênulas. A resistência nas artérias e nas veias é menor por cauda de seu maior diâmetro. Uma função importante das arteríolas é o controle da resistência periférica, e, dessa forma, da pressão sanguínea e do fluxo, pela alteração de seu diâmetro. Esta regulação é governada pelo centro vasomotor na medula ablonga (Bulbo).
Hemeostase da Regulação da Pressão Sanguínea
Para que se mantenha a hemeostase, a pressão sanguínea deve ser mantida dentro dos limites normais. Enquanto a pressão alta pode causar grandes danos ao coração, ao cérebro, aos rins a ao fígado, a pressão baixa pode resultar na liberação de quantidade inadequadas de oxigênio e nutrientes para as necessidades metabólicos celulares. Para que se mantenham os níveis homeostáticos normais, existe um centro regulador no encéfalo que recebe sinais dos receptores distribuídos pelo corpo, centros cerebrais superiores e substâncias químicas.
Trocas Capilares
A velocidade do fluxo sanguíneo nos capilares é mais baixo que todo sistema cardiovascular(circulatório). Isto é importante porque ela permite tempo para troca de materiais entre o sangue os tecidos corporais.
Uma pressão envolvida é chamada de pressão hidrostática. Ela é a pressão do sangue no interior dos capilares. A outra pressão é a pressão osmótica, a pressão de um fluido devido à sua concentração de solutos. Quanto mais alta a concentração de solutos, mais alta é a pressão osmótica. Na terminação arterial de um capilar, a pressão hidrostática é maior que a pressão osmótica, que tente a mover fluidos para fora dos capilares, para o líquido intersticial, um processo chamado de filtração.
Velocidade do Fluxo Sanguíneo
A velocidade do fluxo sanguíneo depende da área de seleção do vaso sanguíneo. Cada vez que uma artéria se ramifica, área de secção total das ramificações é maior que a do vaso original. O sangue flui mais lentamente onde a área de secção é maior. Assim sendo, a velocidade do sangue diminui na medida que ele flui da aorta para as artérias, arteríolas e capilares. A velocidade nos capilares é a menor de todo sistema cardiovascular. Uma velocidade diminuída permite tempo de trocas (difusão)adequados entre os capilares e tecidos. À medida que os vasos sanguíneos deixam os capilares e se aproximam do coração, diminui sua área de secção. Assim sendo, a velocidade do sangue aumenta à medida que ele flui dos capilares para vênulas, veias e coração.
Circulação Sanguínea - movimento contínuo unidirecional do sangue, num sistema relativamente fechado, de modo a permitir permanentemente o acesso de nutrientes necessários à sobrevivência celular, assim como de oxigénio, e remover dos diferentes órgãos e tecidos os produtos do metabolismo, que se aí permanecessem funcionariam como tóxicos.
Mecanismos de regulação
Existem complexos mecanismos de regulação que permitem adaptar a pressão arterial às necessidades fisiológicas de cada momento, assegurando assim os valores mais corretos para que o fluxo sanguíneo chegue a todos os territórios do organismo. Basicamente, estes mecanismos modificam, de uma forma ou de outra, os dois parâmetros básicos que mantêm a pressão arterial, o débito cardíaco e a resistência vascular periférica. Deste modo, a pressão arterial sobe perante um aumento do débito cardíaco ou quando se produz uma vasoconstrição periférica (contração das pequenas artérias) e desce quando o débito
...