TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão sanguínea

Projeto de pesquisa: Pressão sanguínea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHAGUERA DE PIRACICABA

Curso de Fisioterapia – 2º semestre

ATPS

Biologia,Histologia e Embriologia

-Pressão Arterial

Docente: Patricia Paulino

Integrantes do Trabalho

Andressa Pereira Nascimento ...............................................R.A 8484195440

Paola Giocomelli.....................................................................R.A 8207943104

Rafael de lima Carreiro de Melo{1ºSemestre}......................R.A 9093476576

Thalita Garcia da Silva.............................................................R.A 8071856163

Diego Francisco Paes.............................................................R.A 9573421346

Piracicaba, 19 de Novembro de 2014

Pressão arterial

A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artéria. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório,encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica,sendo a diferença de pressão responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados.O seu valor no individuo saudável varia continuadamente,consoante a atividade física,o stress ou a emotividade.

Ciclo cardíaco

Denomina-se o ciclo cardíaco o conjunto de acontecimentos desde o fim de um batimento cardíaco até o fim do seguinte.No momento em que o coração bombeia seu conteúdo na Aorta mediante contração do ventrículo esquerdo , encontrando-se a válvula mitral fechada e a válvula aórtica aberta, quando a pressão ventricular esquerda é máxima, a pressão calculada a nível das artérias também é máxima. Como esta fase do ciclo cardíaco se chama Sistole,a pressão calculada nesse momento é chamada de pressão arterial sistólica.

Imediatamente antes do próximo batimento cardíaco, com a válvula aórtica fechada e a mitral aberta, o ventrículo esquerdo está em relaxamento e a receber o sangue das aurículas. Neste momento a pressão arterial nas artérias é baixa, e, como este período do ciclo cardíaco se chama diástole, é denominada pressão arterial diastólica. No entanto, esta pressão mínima ainda é consideravelmente superior à pressão presente do lado exterior da Aórta e de todo o sistema arterial, sendo esta certamente maior do que a pressão atmosférica razão pela qual as artérias não colapsam nesta fase do ciclo.

Como ocorre a pressão arterial máxima e mínima?

A intensidade da pressão arterial é estabelecida no chamado centro circulatório situado numa parte do cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e frequência do ritmo cardíaco (pulsações) e no diâmetro dos vasos circulatórios.

Este último efeito ocorre através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos.

A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca.

Atinge o seu valor máximo (pressão sanguínea sistólica), durante a “expulsão” do sangue (sístole) e o seu mínimo (pressão arterial diastólica), quando o coração termina o “período de repouso” (diástole).

Para evitar certas doenças, estes valores devem manter-se entre limites normais específicos

Quais são os valores considerados normais?

A pressão arterial é considerada elevada se em repouso a pressão diastólica for superior a 90 mm/Hg e/ou a pressão arterial sistólica for superior a 140 mm/Hg.

Se este for o caso você deve procurar imediatamente um médico.

O prolongamento destes níveis de pressão arterial podem fazer perigar a sua saúde, pois causam o progressivo deterioramento dos vasos sangüíneos do organismo.

Deve também consultar o seu médico se os valores da pressão arterial sistólica estiverem entre 140 mm/Hg e 160 mm/Hg, e/ou os valores da pressão diastólica estiverem entre 90mm/Hg e 95 mm/Hg. Deverá também proceder regularmente a medições de auto-controle.

Se os valores forem demasiados baixos, isto é, se a pressão sistólica for inferior a 105 mm/Hg e/ou a diastólica inferior a 60 mm/Hg, deverá também fazer uma visita ao médico cardiologista.

Informações adicionais:

• Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível que estejamos em presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável. Se você suspeitar que esse pode ser o seu caso, consulte o seu médico;

• Valores de pressão arterial diastólica superiores a 120 mm/Hg, provenientes de uma medição correta, requerem tratamento médico imediat

O esfigmomanómetro

A determinação indireta da pressão arterial só se tornou possível a partir de 1880, quando von Basch, na Alemanha, idealizou o primeiro aparelho, que nada mais era que uma bolsa de borracha cheia de água e ligada a uma coluna de mercúrio ou a um manômetro. Comprimindo-se a bolsa de borracha sobre a artéria até ao desaparecimento do pulso obtinha-se a pressão sistólica. Em 1896, um médico italiano, Riva-Rocci, substituiu a bolsa por um manguito de borracha e a água pelo ar. A medida da pressão diastólica teve que esperar por mais 9 anos, até que um jovem médico russo, Nikolai Korotkov descobrisse os sons produzidos durante a descompressão da artéria

A medida da pressão arterial deverá ser realizada utilizando uma técnica correta e um equipamento adequado.Dispomos de três tipos distintos de aparelhos para a medida da pressão arterial: os aneróides (aqueles com uma espécie de relógio redondo com um ponteiro no meio, que indica os valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com