TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre Intemperismo

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  2.541 Visualizações

Página 1 de 2

01 – O que as diversas rochas utilizadas nos monumentos podem nos dizer sobre o intemperismo?

Com o passar do tempo algumas rochas serão mais alteradas que outras. Uma peça de gabro, por exemplo, sofrerá menos alteração que uma feita de calcário.

02 – Quais minerais formadores de rochas encontrados em rochas ígneas aletarma-se para argilominerais?

Magnetita, feldspato, quartzo e biotita.

03 – Como a chuva abundante afeta o intemperismo?

A água da chuva, ao cair, entra em contato com os gases da atmosfera combinando com eles e adquirindo um caráter acido e, aos entrar em contato com as rochas, causará a corrosão delas, liberando a solução de lixiviação e moldando a rocha novamente. Neste processo pode haver intemperismo físico, onde são aglomerados sedimentos que são cimentados e se torna uma única rocha, e o intemperismo químico, onde ocorre precipitação de minerais e por atração química, se aglomeram numa nova rocha.

04 – Qual das duas rochas altera-se mais rápido, o granito ou o calcário?

Dentro do mesmo intervalo de tempo, com fator de alteração constante para os dois, o calcário apresentará mais alterações físico-químicos que o granito, por ter uma estrutura mais frágil ao intemperismo.

05 – Como o intemperismo físico influencia o intemperismo químico?

O intemperismo físico pode criar um ambiente adequado para o surgimento do intemperismo químico. Raízes de plantas e cavidades feitas por organismos no solo promovem o intemperismo físico, pois ajudam a criar fraturas na rocha. Essas fraturas por sua vez acumulam água e/ou microorganismos os quais propiciarão o intemperismo químico.

06 – Como o clima influencia o intemperismo químico?

Rochas em clima quente e úmido sofrem intensa alteração química, pois a água pode adquirir um nível de PH considerado acido e corroer as rochas, ou contribuir para o aumento de microorganismos que farão intemperismo químico nas rochas. Mas aquelas de mesma idade em clima quente e seco são dificilmente afetadas, pois não há água para promover o intemperismo químico. A temperatura influenciara na velocidade das reações químicas, sendo que, por regra de termodinâmica, quanto maior o calor, mais rápida é a reação. Em ambientes muito frios quase não há processos de intemperismo químico pelo fato da água permanecer em estado sólido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com