RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Lais Studies • 17/8/2020 • Relatório de pesquisa • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 364 Visualizações
Raissa Batista Guirra de Sousa
Farmácia 3B
7920
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
[pic 7]
ITB - INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI – PROF.ª MARIA SYLVIA CHALUPPE MELLO
CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA
Qualificação da escola
Nome: Instituto Técnico de Barueri – Profª Maria Sylvia Chaluppe Mello
Endereço: Rua do ITB do Eng. Novo, 238 – CEP 06415-080
Bairro: Engenho Novo – Barueri – SP
Fone: (011) 4161-8230
Qualificação do aluno
Nome: Raissa Batista Guirra de Sousa
R. M.: 7920
Endereço: Rua Serra da Mantiqueira 158
Bairro: Jardim Esperança Cidade: Barueri
Fone: 55 11 97277-3257
Tema a ser abordado:
PANDEMIA COVID-19
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESCRIÇÃO DO TEMA 6
Descreva os seguintes tópicos sobre o assunto. 6
2.1 O que é COVID- 19? 6
2.2 Quais são os sintomas? 6
2.3 Como é transmitido? 7
2.4 Formas de diagnóstico? 7
2.5 Formas de prevenção? 8
2.6 OUTROS ( TRATAMENTO) 8
3. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo informar acerca do Covid-19 que é uma doença viral causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, uma família de vírus que causa infecções respiratórias que remetem a uma gripe ou resfriados comuns.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada com um surto de casos de pneumonia na cidade de Huwan, província de Hubei, na República Popular da China, no dia 31 de dezembro de 2019. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos” (Epidemiol. Serv. Saúde,2020).
Em 11 de março de 2022, a OMS declarou o covid-9 como uma pandemia, que se refere a uma epidemia da doença em diversos países e regiões do planeta, o que torna o coronavírus uma doença grave que leva milhares de pessoas a morte todos os dias em todo o mundo.
O primeiro caso de covid-19 no Brasil foi pronunciado no dia 26 de
fevereiro de 2020. “Os dois primeiros casos confirmados eram de indivíduos do sexo masculino, residentes na cidade de São Paulo, SP, que haviam regressado de viagem à Itália”. Até o momento o Brasil registra 13.930 mortes provocadas pela Covid-19 e 201.366 casos confirmados da doença em todo o país.
Os números de casos aumentam a cada dia, devido a indisciplina de pessoas que não respeitam o isolamento social e nem seguem as instruções da OMS de proteção para evitar a propagação do vírus para que não sobrecarregue o sistema de saúde.
O covid-19 é uma infeção que pode ser assintomática podendo se tornar ou não mais grave, dependendo de cada organismo e do funcionamento do sistema imunológico. Algumas pessoas podem não sentir os sintomas, mas ainda podem contaminar as outras, por esse motivo a importância do distanciamento social e o uso de máscara.
Neste momento é importante se manter informado e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, mas você já se perguntou, quais são essas recomendações? Segue abaixo tudo o que você precisa saber.
2. DESCRIÇÃO DO TEMA
2.1 O que é COVID- 19?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), COVID-19 é uma doença altamente infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-Cov-2 uma família de vírus que pode ocasionar quadros clínicos assintomáticos até uma infecção respiratória grave.
2.2 Quais são os sintomas?
Os sintomas mais frequentes são:
- Febre;
- Tosse seca;
- Dor de garganta;
- Dores de cabeça;
- Falta de ar;
- Perda de olfato ou paladar;
- Cansaço;
- Coriza;
- Pneumonia.
Os sintomas podem variar para cada pessoa, geralmente começam leves e vão aumentando gradativamente. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
2.3 Como é transmitido?
A transmissão ocorre principalmente de uma pessoa contaminada para outra que esteja próxima (cerca de 1m) está em risco de ser exposta à infecção, por meio de gotículas nasais ou salivares que se espalha facilmente com a fala, espirros ou tosse.
A contaminação também pode ocorrer através do contato da pessoa com objetos e superfícies contaminados pelas gotículas do vírus, e logo após tocarem nos olhos, nariz ou boca.
Até o momento alguns especialistas estudam a possibilidade do coronavírus permanecer e ser transmitido pelo ar, mas ainda não há um consenso entre os pesquisadores.
Não há estudos que comprovam a transmissão de um animal para o ser humano
2.4 Formas de diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de um profissional da saúde, onde é coletado 2 amostras de materiais respiratórios do paciente (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As amostras serão enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Há dois tipos de testes que podem ser solicitados:
...