TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O FILME A PERIGOSA IDEIA DE DARWIN

Por:   •  1/11/2016  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  3.753 Visualizações

Página 1 de 2

A perigosa ideia de Charles Darwin, filme da Scintific American, expõe como foi o processo de descoberta, formulação e divulgação da teoria da seleção natural proposta por tal cientista. Darwin foi muito insano ao propor tal explicação, não por estar dando respostas a uma coisa tão importante para humanidade, mas por ter ido contra a igreja e todos os seus seguidores, o que na época representava mais de 90% da população, principalmente sendo na Inglaterra, um país cristão.

A fé, que hoje vemos que é cega, em 1836 era tida como uma verdade absoluta, influenciava e dava as respostas para todas as perguntas. Parece até brincadeira, mas hoje em dia algumas pessoas tem o costume de responder as coisas dizendo “Porque Deus quis” mas no século XXVIII essa frase teria total sentido, como em uma passagem do filme em que Charles Darwin e o Capitão FitzRoy estão discutindo o porquê que Charles quer a coleção de pássaros das Ilhas Galápagos, e no meio da discussão FitzRoy diz sobre como os pássaros foram parar lá: “Eu não tenho a menor ideia. Não é uma pergunta que precise de resposta. Deus ordenou a origem das espécies. Elas são perfeitas e têm sido desde a Criação. É lei divina. Vontade de Deus. ”

Darwin não aceitava a criação divina como explicação para a existência do mundo, criticava o fato de acreditar que os planetas e sol são regidos por uma lei natural e que a criação da vida era graças a um ato especial de Deus, como Ras diz em um momento “para pessoas como Owen, se não existisse uma igreja, os pepinos não cresceriam”, Darwin não aceitava a explicação bíblica para a origem das espécies, mas como pode ser tão ousado e corajoso ao ir contra uma sociedade que pensava toda dessa forma?

Se pensarmos o quão surreal Darwin foi ao observar e pensar em uma ideia que explicasse porque havia tentilhões diferentes em um mesmo arquipélago e achar que essa explicação se aplicava a todas as formas de vida do planeta foi realmente ousada, além de incompatível com o pensamento da época, pois estavam no meio da Revolução Industrial, um processo que fez com que as pessoas ficassem mais egoístas. Darwin chega com a ideia de um ancestral comum para todas as espécies e ainda diz que formaríamos uma espécie de árvore onde cada ramo representa uma espécie nova, e não uma escada pois ser uma espécie mais nova não significaria ser superior.

Graças a audácia de Darwin, temos hoje explicações plausíveis para o maior fenômeno da terra, a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (5.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com