Resenha Crítica: A perigosa ideia de Darwin
Por: Mariel_Salvador • 24/1/2018 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 1.555 Visualizações
Resenha Crítica - A perigosa ideia de Darwin
O documentário A perigosa ideia de Darwin, vem nos mostrar como foi o processo de construção da teoria da seleção natural. A teoria de Darwin já principiou debates intensos e fortes críticas, como também, aquiescências calorosas. Contudo, mesmo as ideias do cientista prevalecendo até a atualidade, ainda há aqueles que relutam em acreditar na sua veracidade.
Darwin teve bastantes problemas ao propor sua explicação sobre a origem da vida e como tal é selecionada no ambiente natural. Visto que, naquele momento a população em unanimidade era cristã, principalmente na Inglaterra. Então, colocar em ênfase, que a vida não veio das mãos de um criador, foi algo ousado e perigoso. Entretanto, se não houvesse pessoas como Darwin e entre outros com a coragem para defender suas teorias abertamente, creio que a ciência não existiria.
A religião ainda hoje apesar de ter diminuído exerce grande influencia no pensar social, imagina em meados do século XIX quando a mesma era absoluta. Inclusive, há uma passagem no documentário que chama bastante atenção, é quando Darwin e o Capitão FitzRoy estão conversando sobre o porque do interesse do cientista pela coleção de pássaros das ilhas Galápagos em meio ao diálogo o Capitão mencionou “que não tinha a menor ideia do porque os pássaros estarem na ilha, mas era algo que não precisava de resposta, pois Deus ordenou a origem das espécies. Elas são perfeitas e têm sido desde a criação, é uma lei divina, a vontade de Deus”.
O documentário também mostra que foram os preconceitos filosóficos que impediram os cientistas de perceberem que a hipótese levantada por Charles Darwin poderia estar correta, mais do que a falta de comprovação científica. Apesar que, o naturalista buscava comprovar mesmo que basicamente suas teorias científicas. No entanto, apenas depois de muitos estudos é que a teoria reconhecimento do meio acadêmico.
...