RESUMO EXPANDIDO SOBRE HIGIENE INFANTIL
Por: barbara1435 • 20/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 861 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
HIGIENE INFANTIL
BASTOS, Bárbara; ANGER, Fabiana; RODRIGUES, Liesca.
Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul
barbarabastos555@hotmail.com; fabanger10@gmail.com; liesca.rodrigues@hotmail.com
- INTRODUÇÃO
Microbiologia é o ramo que estuda os seres microscópios, chamados micro-organismos. Tais seres recebem essa denominação porque não podem ser vistos a olho nu, sendo necessário um microscópio para sua visualização (NOGUEIRA et al, 2009.P. 222).
Os principais micro-organismos são as bactérias, os fungos, as algas e os protozoários. Os vírus possuem algumas características de células vivas por isso também podem ser estudados (NOGUEIRA et al, 2009.P. 222).
As bactérias estão em todos os ambientes, por isso, a ocorrência de infecções é muito frequente. Porém esses micro-organismos podem causar sérios problemas de saúde e estão cada vez mais resistentes a medicamentos (ANVISA, 2017, P. 9-13).
A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, muito importante no controle de infecções que podem ser causadas por bactérias ou outros micro-organismos. Por isso tem sido considerada como uma principal medida de prevenção e controle de infecções, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de micro-organismos multirresistentes (ANVISA, 2007, P.9).
Considera-se de grande importância, que seja ensinado para as crianças desde cedo à maneira correta de higienização das mãos, para que assim possamos minimizar as doenças causadas por má higienização.
- MATERIAIS E MÉTODOS
O grupo realizou uma aula para os alunos do 3º da Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, no dia 21/05/2019 no período da manhã, onde explicou para as crianças a importância da higienização correta das mãos e introduziu um pouco sobre as bactérias, que são os micro-organismos que mais causam doenças, por higienizar as mãos incorretamente. Também foram realizadas atividades de pintura e a elaboração de uma história.
Foi confeccionado álcool gel e entregue as crianças ensinando a maneira correta de utilizá-lo. No trabalho abordamos três disciplinas são elas microbiologia, saúde coletiva e micologia.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os micro-organismos são transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de gotículas de secreções respiratórias e pelo ar. Nas atividades diárias, as mãos humanas estão constantemente em intenso contato com o ambiente e esta forma de transmissão também fica evidente. Por esse motivo a higienização das mãos é considerada a ação mais importante no controle de infecções (ANVISA, 2017. P.17). A utilização simples de água e sabão ou até mesmo a utilização de produtos antissépticos como o álcool em gel pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças. Uma higienização simples é baseada na utilização de água e sabão na forma líquida, cuja finalidade baseia-se na remoção de micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, como também o suor, a oleosidade e as células mortas, essa técnica de higienização simples deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos (BRASIL, 2013). Outro método é a aplicação de álcool em gel, esse preparado alcoólico é aplicado nas mãos para reduzir a quantidade de micro-organismos, sem a necessidade de enxágue. Esse tipo de higienização tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode em alguns casos substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pois esse tipo não realiza remoção da sujeira (BRASIL, 2013).
Nosso trabalho teve como objetivo orientar as crianças como fazer a higienização correta das mãos, e mostrar os micro-organismos que podem causar doenças nos casos de má higiene. Pois é de grande importância ensiná-los desde cedo essa prática simples, para que possamos diminuir as patologias, que se não controladas podem causar um grande problema na saúde pública.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
No trabalho foram feitas abordagem dos principais micro-organismos e as doenças relacionadas, bem como hábitos de higiene, lavagem de mãos e outras formas de prevenção. Esse trabalho estimulou a curiosidade e o interesse pelo conhecimento científico nas crianças. Expandindo os conhecimentos sobre a microbiologia, relacionando o conteúdo apresentado com o cotidiano das crianças, e assim, podendo contribuir para a prevenção de doenças.
...