TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalismo, empirismo e crítica kantiana

Seminário: Racionalismo, empirismo e crítica kantiana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

A. Racionalismo, Empirismo e Criticismo Kantiano são correntes do pensamento filosófico que defendem a razão como única via de acesso ao conhecimento verdadeiro.

B. A atitude filosófica é negativa e positiva. É negativa porque nega indiscriminadamente a tradição de teorias já consolidadas.

C. Dentre as funções das narrativas míticas na Antiguidade Grega, constavam: promover o pensamento reflexivo, crítico, criativo e questionador sobre a realidade.

D. A moral é normativa, assim como guarda suas relações com tempo e espaço. A ética, por sua vez e em linhas gerais, corresponde ao estudo sobre os fundamentos da moral.

E. A atitude filosófica é negativa e positiva. É positiva unicamente porque cultiva bons pensamentos capazes de melhorar a qualidade da vida social.

Notas: 1

Analise as afirmações a seguir e identifique V para verdadeiro ou F para falso:

Ponos e ergon são expressões que estão situadas na concepção contemporânea de trabalho e correspondem a capacidade criativa e empreendedora.

A concepção moderna de trabalho esteve centrada nas formas de produção.

De acordo com a concepção medieval de trabalho, este é percebido como via de sacrifício e salvação.

Notas: 1

De acordo com os conhecimentos do componente curricular “Filosofia”, analise as afirmações a seguir e identifique cada uma delas como “Afirmação Verdadeira” ou “Afirmação Falsa”.

Na época contemporânea, temos várias formas de encontro entre fundamentos filosóficos e perspectivas éticas, dentre elas, consta a percepção de autoconstrução do ser humano, em sua realidade concreta, material, existencial.

No período moderno, as interfaces entre correntes do pensamento filosófico e concepções éticas remetem às perspectivas diferenciadas daquelas que permeavam o contexto do medievo, uma vez que, dentre outros fundamento, o mundo moderno contou com a perspectiva antropocêntrica.

No período medieval, a Patrística e a Escolástica foram correntes do pensamento filosófico que objetivavam a negação da Fé e a defesa do movimento de investigação racional sobre os elementos integrantes da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com