Relatório de Estágio
Por: TaianeGiacomo • 16/4/2020 • Seminário • 3.480 Palavras (14 Páginas) • 188 Visualizações
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Cruzeiro do Sul Virtual – Relatório Final Estágio II
Aluna: Taiane Apª Santos Braga Giácomo RGM: 19772572
Disciplina: Estágio Supervisionado em Biologia no Ensino Médio 2019.2
Três Rios, 27 de novembro de 2019
- INTRODUÇÃO
Este relatório de estágio supervisionado II tem como objetivo relatar os fatos observados no decorrer deste semestre na Escola Municipal São João Batista na cidade de Comendador Levy Gasparian no estado do Rio de Janeiro.
Nesse relatório faço uma análise de tudo que vivenciei neste estágio e a experiência adquirida nas visitas à escola no período de 02 de setembro a 27 de novembro, além de anotações no material de registro.
Participei das aulas da turma 1007, 1008 e 1011 no turno da noite. A aula de biologia é dada as segundas, quintas-feiras respectivamente 18h20 a 20h e 19h10 a 20h50.
Nesse segundo semestre observei e avaliei os alunos, as atividades realizadas por eles e a professora Meyrielle, que me auxiliou e instruiu por todo o decorrer do semestre. E tive a oportunidade de ter um contato mais próximo com os alunos por meio de alguns exercícios, avaliações e vídeos que apliquei para turma.
SUMÁRIO
- Introdução --------------------------------------------------------------------------------------02
- Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------------- 04
- Observação de aulas em turmas diferentes ------------------------------------------------04
- Co-participação -------------------------------------------------------------------------------07
- Confecção de material didático -------------------------------------------------------------09
- Plano de Aula ----------------------------------------------------------------------------------10
- Anexos------------------------------------------------------------------------------------------15
7.1 Exercícios relações ecológicas----------------------------------------------------------15
7.2 Exercícios avaliativos de relações ecológicas-----------------------------------------16
- Avaliação do estágio --------------------------------------------------------------------------19
- Conclusão -------------------------------------------------------------------------------------- 20
- DESENVOLVIMENTO
As atividades propostas pela disciplina têm me proporcionado a oportunidade de participar ativamente no dia-a-dia de duas turmas de 1º ano do ensino médio no Escola Municipal São João Batista, a 1007 e 1008, sob a supervisão da Meyrielle Serpa, minha tutora-regente, e a turma de 2º ano do ensino médio 1011. A professora tem me auxiliado na execução dessas atividades, e me orientado nas atividades de co-participação.
- OBSERVAÇÃO DE AULAS EM TURMAS DIFERENTES
Nessa atividade tive que assistir aulas com outros professores, devido ao fato da regente-tutora não ter turmas suficientes para que eu pudesse concluir a carga horária dessa atividade somente nas turmas dela.
As aulas que assisti com a professora Meyrielle nas turmas de 1º ano (1007 e 1008) foram todas muito parecidas, inclusive o comportamento dos alunos. Nas aulas sobre esse tema, o objetivo era apresentar conceitos essenciais para a compreensão dos conteúdos relacionados à ecologia, que seriam posteriormente introduzidos para as turmas. Em todas as turmas, ela escrevia os conceitos no quadro para serem copiados pelos alunos e utilizava uma apresentação de slides, que continha figuras e diagramas para ilustrar os conceitos resumidos como auxiliar de explanação. Ao explicar, ela dava também exemplos do dia-a-dia, que facilita a compreensão, além de proporcionar uma memorização do que está sendo abordado.
As aulas que assisti com o professor Claudino, não foram boas. Na turma 1005 vi um péssimo comportamento dos alunos e uma imensa falta de respeito com o professor. Quando entrei em sala com ele, a classe estava numa zorra só, mas achei que logo estariam sentados em seus lugares e fazendo no mínimo um pouco de silêncio. Infelizmente não foi isso que aconteceu, os alunos continuaram fora dos lugares, sentados ou até mesmo deitados em cima das mesas, ou de pé andando e bagunçando pela sala. O barulho não era só de vozes, era composto também por altos gritos, risos, celulares com músicas tocando com o alto falante ligado, enfim, era como se não tivesse professor dentro de sala. O Claudino tentou pedir para que sentassem, ficassem quietinhos, mas foi tudo em vão, pois os alunos nem olhavam para ele. Então ele começou a passar a matéria no quadro, os conceitos eram copiados de um livro didático um pouco antigo. Depois tentou explicar, dar aula, mas particularmente, nem eu que estudei sobre esse assunto estava entendendo 5% do que ele estava falando. As idéias eram confusas, as frases não eram faladas por completo, enfim, os alunos não deviam prestar atenção porque não deviam estar entendendo absolutamente nada que ele diz. Na metade da aula quase toda a turma já tinha ido embora sem pedir permissão, eles simplesmente saiam e pronto. Teve um aluno que veio conversar comigo, e eu obviamente perguntei o porquê dessa falta de respeito e de interesse, e ele me disse assim: “Ih, não liga pra isso não! A gente se comporta de acordo com o professor, e esse daí é muito doidinho, não sabe nada.”
Assisti também aulas com o professor Ocimar de Andrade. Acho que nunca tinha entrado numa turma tão silenciosa e comportada como a 1012. A aula fluía facilmente, foi excelente. Os alunos eram interessadíssimos, perguntavam e participavam da aula, eles levantavam a mão para pedir permissão para falar. O assunto também foi reprodução, mas o professor Ocimar não utilizou nada como guia para a aula, apenas avisou aos alunos que a matéria estava no livro, tudo o que ele escreveu no quadro ou falou não teve consulta em outros materiais. Primeiramente o professor fez uma avaliação do conhecimento dos alunos sobre o assunto, perguntando o que seria reprodução assexuada e sexuada, perguntou o que eles achavam que era necessário para cada um desses tipos de reprodução ocorrem, então ele escrevia o que os alunos diziam no quadro e no decorrer ele foi esclarecendo e mostrando que muitas coisas que os alunos pensavam ser correto, na verdade não era.
...