Relatório de aula - PNCH
Por: Daiane Moraes • 22/5/2016 • Relatório de pesquisa • 795 Palavras (4 Páginas) • 466 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE.
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Ecologia de populações
Relatório - Aula de Campo
Daiane Nunes Moraes Machado
VÁZEA GRANDE – MATO GROSSO
ABRIL - 2015
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE.
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
RELATÓRIO – AULA DE CAMPO
Parque Nacional Chapada dos Guimarães
Chapada dos Guimarães – MT
Daiane Nunes Moraes Machado
Relatório de Aula de Campo, apresentado à disciplina de Ecologia Geral, ministrada pelo Prof. Msc. Luiz Antonio Solino Carvalho; como instrumento parcial de avaliação no Curso de Ciências Biológicas, do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
ABRIL - 2015
Sumário
Introdução
Objetivos
Objetivos gerais
Material e método
Resultados e discussão
Referências Bibliográficas
Introdução
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG), criado em 12 de abril de 1989, possui área de 32.630 hectares. E tem por objetivo proteger o ecossistema local característico de bioma cerrado, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos, através de um plano de manejo adequado para visitação, educação e pesquisa.
A região do PNCG está completamente inserida no Cerrado, bioma de rica diversidade biológica, com presença estimada de 160.000 espécies, apresentando alto endemismo para alguns grupos (Machado et. al, 2004).
A fauna do PNCG é diversificada. Onde se encontram espécies raras, endêmicas e sensíveis. Há uma grande variedade de insetos e outros invertebrados, muitos deles ainda pouco estudados. O parque PNCG é uma das principais atrações do cerrado brasileiro, tem enormes formações rochosas de arenito, mirantes e muitas cachoeiras, graças à rica hidrografia e as mudanças bruscas de altitude.
Objetivos
Objetivos gerais
O objetivo da aula foi observar as interações entre as populações, as características do cerrado e como isso pode afetar a fauna e a flora da região. De acordo com o que foi previamente visto em sala.
Material e método
A aula de campo foi realizada no dia 11 de abril de 2015, nas dependências do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
O ponto de partida foi o Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, e a viagem até PNCG teve início por volta das 7h da manhã. A distância até Parque Nacional foi percorrida em torno de 1h, e a chegada ao local (PNCG) foi por volta das 8h10.
As atividades de campo tiveram início as 8h20min, onde os alunos se encaminharam para a trilha, ouve uma breve pausa na sede administrativa do parque onde assistimos a uma palestra ministrada pela bióloga do ICMBio, que trabalha na gestão do parque. Na palestra ela falou das características do parque em toda a sua extensão, do plano de manejo do parque determinado pela portaria ICMBio n° 45 de 2009, e também dos programas de gestão da UC (unidade de conservação). Comentou sobre a Flora da Região, que ainda pouco estudada, possui 659 espécies catalogadas e uma espécie endêmica ameaçada (Cascudo). E também sobre a Fauna com levantamentos incompletos. A palestra durou cerca de 40min.
...