TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Ecologicas

Exames: Relações Ecologicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  1.801 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Estadual Liceu do Ceará

Trabalho De Biologia

Vanessa Conrado Silva nº: 44

3º C manhã

Índice

1. Introdução ............................................................

2. Relações Ecológicas ............................................

• Relações intra-específicas Harmônicas ...............................

Colônias

Sociedades

• Relações intra-específicas Desarmônicas ..........................

Canibalismo

Competição Intra-específica

• Relações Interespecíficas Harmônicas ...............................

Mutualismo

Protocooperação

Inquilinismo

Comensalismo

• Relações interespecíficas Desarmônicas ............................

Predação

Competição Interespecífica

Parasitismo

Amensalismo

Herbívoria

3. Conclusão ..............................................................

4. Bibliografia .............................................................

Introdução

As interações que os indivíduos de uma espécie mantêm com indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes para obter os recursos necessários para sua sobrevivência e reprodução constituem as relações ecológicas. Essas interações permitem que eles se alimentem, encontrem abrigos, se acasalem, cuidem da prole, etc. Algumas dessas interações, no entanto, tornam-se prejudiciais aos indivíduos, especialmente quando os recursos do meio são escassos. Este trabalho trata da enorme diversidade de interações que os indivíduos mantêm entre si para garantir os seus meios de sobrevivência e de reprodução.

Relações Ecológicas

As Relações ecológicas ocorrem devido às atividades dos organismos para obter os recursos necessários à sua sobrevivência e reprodução.

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie, sendo denominadas relações intra-específicas, ou entre indivíduos de espécies diferentes, recebendo o nome de relações interespecíficas.

Algumas relações promovem benefícios para as duas partes envolvidas. Outras são benéficas para uma parte e indiferentes, ou neutras, para a outra. Nesses casos as relações são ditas harmônicas. Existem muitos exemplos de relações harmônicas, como a organização social das abelhas, em que a divisão de trabalho beneficia toda a colméia, ou das plantas epífitas, que se fixam a outras plantas sem, contudo, prejudicá-las. Mas há relações, ditas desarmônicas, nas quais o benefício de um indivíduo significa necessariamente o prejuízo de outro. Esse é o caso da relação entre predadores e presas ou da competição por alimentos.

Convém lembrar que, na natureza, um mesmo indivíduo pode manter tanto relações intra como interespecíficas, algumas harmônicas, outras desarmônicas.

Relações intra-específicas Harmônicas

Colônias

Seres vivos da mesma espécie que vivem em grupos, interagindo de maneira vantajosa para todos. Os indivíduos da colônia são fisicamente dependentes uns dos outros e podem ou não apresentar diferenças na forma e na função.

A integração desses organismos é mutualística e vantajosa, e podem ou não apresentar uma divisão de trabalho, com grau variando de acordo com as espécies envolvidas.A variedade de colônias, grau de complexidade, tamanho e modo de convivência também variam muito.Existem 2 tipos de colônias:

Colônia Isomorfa: Os indivíduos coloniais são semelhantes.

Colônia heteromorfa: Os indivíduos coloniais são diferentes entre si.

Os recifes de corais são exemplos de colônia isomorfa. São formados por corais, que são celenterados que secretam esqueletos decarbonato de cálcio. Esses recifes podem ter vários quilômetros de comprimento, contendo de centenas até milhões de indivíduos semelhantes.

Os caravelas são exemplos de colônia heteromorfa. Cada caravela é uma colônia constituída por indivíduos de vários tipos, que se alimentam e se reproduzem, além de protegerem a caravela.

Sociedade

Uma sociedade é caracterizada pela divisão de trabalho, cooperação e comunicação entre os indivíduos que a compõem. Esses indivíduos são fisicamente independentes, mas compartilham o local em que vivem.

Um exemplo de sociedade é a colméia. O que mais chama a atenção em uma colméia é a sua organização. Todo o trabalho é feito por abelhas que não se reproduzem, as operárias. Elas se encarregam de colher o néctar das flores, de limpar e defender a colméia e de alimentar as rainhas e as larvas (as futuras abelhas) com mel, que é produzido a partir do néctar.

Entre os mamíferos também encontramos vários exemplos de sociedades, como os dos castores, a dos gorilas, a dos babuínos e a da própria espécie humana. A divisão de trabalho não é tão rigorosa quanto as abelhas, mas também há varias formas de cooperação. É comum, por exemplo, um animal soltar um grito de alarme quando vê um predador se aproximar do grupo; ou mesmo um animal dividir alimento com outros.

Relações intra-específicas Desarmônicas

Canibalismo

Canibalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com