TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Ecológicas Interespecíficas Harmônicas

Trabalho Universitário: Relações Ecológicas Interespecíficas Harmônicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Relações ecológicas interespecíficas harmônicas

Protocooperação ou Mutualismo Facultativo: Paguro é um crustáceo que ao atingir sua fase adulta, procura por conchas de molusco gastrópodes (caramujos), abandonadas para se instalar no interior desta, com o objetivo de se proteger. Mas alguns predadores conseguem retirar o paguro de dentro da concha. Anêmona do mar, um cnidário. Tem características como todos os cnidários (ou celenterados), de liberar substancias urticantes para se defender. Desta forma com associação benéfica desses dois seres, resulta que a anêmona se prende á concha para locomover-se e obter alimentos, já os benefícios dos paguros é que desta maneira os predadores não conseguem atingi-los, pois a substancia urticantes da anêmona os afastam.

Os bois e vacas são muito atacados por pequenos parasitas externos, esses parasitas são conhecidos por carrapatos (ectoparasitas). Já o Anum (Crotophaga ani) é um pássaro que se alimenta dos pequenos parasitas. Sendo assim há uma relação benéfica já que o Anum alimentando-se dos parasitas ajudam os bois a se livrarem destes.

Os crocodilos que vivem as margens do rio Nilo é outro exemplo de protocooperação, pois ao descansar esses perigosos animais tem como costume deixar boca aberta, com isso os pássaro-palito vem e recolhem de restos de alimentos e vermes. Tornando assim uma relação benéfica para ambos.

Mutualismo obrigatório ou simbioseOs liquens são seres vivos muito simples que é  formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria, que faz fotossíntese e é também utilizada pelo fungo, este por sua vez, é capaz de absorver água e nutrientes que servem para ambos.

O exemplo clássico são os liquens, em que temos os fungos fazendo o papel de absorção e das algas fazendo o papel de fotossíntese.

Os cupins se alimentam de madeira, mas não conseguem digerir a celulose. Isto só é possível devido à presença dos micro-organismos que habitam seu intestino e sem os quais eles não têm como aproveitar o alimento. A Triconimpha digere a celulose, garantindo ao cupim os produtos dessa digestão (moléculas de glicose) e por outro lado é beneficiada, pois encontra no tubo digestivo desses animais o ambiente protegido que garante a sua sobrevivência.

Exemplo simples de endossimbiose: Cloroplastos são células que retiram energia da luz solar e fornecem energia para a planta , as mitocôndrias também produzem e liberam energia só que para células animais através da respiração celular. Existem mitocôndrias e cloroplastos em alguns micro-organismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com