Renascimento Na Europa
Trabalho Universitário: Renascimento Na Europa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zascalon • 21/7/2013 • 212 Palavras (1 Páginas) • 929 Visualizações
1
Movimento surgido na Itália entre os séculos XIV e XVI abrangendo a área intelectual e artística, acontece no final da idade médio e o início da idade moderna e a transição do feudalismo para o capitalismo e sendo o marco inicial da ciência moderna.
O nome “Renascimento” surge devido a revalorização da estética e referências culturais da antiguidade clássica, tendo com ideias o valor humanista e naturalista. Também definido por Jacob Burckhardt como “época do descoberta do mundo e do homem”, em seu livro A cultura do Renascimento na Itália (1867).
Mesmo tendo como seu berço a Itália, o movimento acabou se alastrando por toda a Europa Ocidental, tendo como impulso o desenvolvimento e aperfeiçoamento da imprensa por Johannes Guttenberg.
O movimento influenciou a pintura, a arquitetura, a música e esculturas, e pode ser dividido em três grandes fases, o Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos século XIV, XV e XVI, e entre as duas últimas ocorreu um breve período chamado de Alta Renascença.
Os principais países onde se teve um maior destaque Renascentista na Europa foram Alemanha, Inglaterra e Países Baixos, mas esta difusão do movimento em outros países europeus só ocorreu após pelo menos 200 anos de seu amadurecimento na Itália, não havendo períodos como o Quattrocento no restante da Europa.
...