A Produção Em Massa De Tradições : Europa, 1870 A 1914
Pesquisas Acadêmicas: A Produção Em Massa De Tradições : Europa, 1870 A 1914. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pamela1902 • 26/4/2013 • 328 Palavras (2 Páginas) • 841 Visualizações
A lâmpada da memória- John Ruskin
''A ambição dos construtores da velha Babel voltava-se diretamente para esse mundo: há apenas dois fortes vencedores do esquecimento dos homens, poesia e arquitetura.''
Sendo assim, o que Ruskin almejava, era que cada cidadão da época, refletisse sobre suas atitudes e que as mesmas poderiam influenciar na arquitetura do futuro.
A principio era necessário que as pessoas tivessem uma nova visão sobre a arquitetura da época, não como algo material e sim o sentimento que ela transmitia.
A arquitetura não era composta apenas com os grandes Palácios da Itália e França, mas se agregavam as menores moradias. Esses ''Edifícios Residenciais'' como ele chama no texto , tem a mesma consideração de um palácio. Portanto cada chefe da família que ali habitavam tinham que ter a plena consciência que sua moradia precisava de cuidados e manutenção contínua, que tinham que ser feitas para durarem não apenas uma geração e sim para sempre, preservar não apenas o material mas preservar as memórias vividas nela.
''Pois de fato a maior glória de um edifício não esta em suas pedra ou em seu ouro. Sua glória está em sua Idade [...] que há tempos são banhados pelas ondas passageiras da humanidade.''
Na citação acima, fica claro que o material que é composto o edifício, não é a maior riqueza, mas as memórias que guardam naquelas paredes.
A arquitetura predominante da época era a gótica, rica em detalhes que expressam simbolicamente ou literalmente as realizações da pátria. Não se tinha o pensamento de manutenção desses monumentos, assim quando um edifício se deteriorava era feito uma intervenção na obra. Vemos a critica de Ruskin na citação abaixo:
'' A assim chamada ''Restauração'' é a pior forma de destruição [...] É igual a ressuscitar os mortos.''
Pois não se tinha conhecimento, nem técnicas sobre a restauração, desta forma fazia-se a intervenção de acordo com o que eles ''acreditavam'', sem teses e estudos, à vista disso acabava perdendo suas características e seu conceito.
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