Reprodução E Embriologia
Artigos Científicos: Reprodução E Embriologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BenAyres • 16/11/2014 • 1.949 Palavras (8 Páginas) • 1.620 Visualizações
REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA – NANNI
01) Após ser fecundado, o óvulo humano passa a se chamar ovo e multiplica-se para formar o embrião. Inicialmente, são duas, depois, quatro células, que, com o passar do tempo, originam os órgãos e os sistemas. A figura abaixo ilustra embriões humanos com diferentes idades.
Com o auxílio do texto e da figura, julgue os itens que se seguem.
(1) A fecundação promove aumento da variabilidade genética.
(2) O embrião de 18 dias formou-se por diferenciação celular do zigoto e subseqüente proliferação deste.
(3) Aos 24 dias de idade, o embrião é constituído por três folhetos embrionários, que originarão os tecidos do organismo.
(4) A ação das drogas psicotrópicas e medicamentosas é muito mais prejudicial ao embrião após a oitava semana de gravidez.
02) Os gráficos mostrados na figura abaixo representam as variações nos níveis dos hormônios hipofisários e ovarianos durante o ciclo menstrual da mulher.
Com o auxílio dos gráficos, julgue os seguintes itens.
(1) O primeiro dia do ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da menstruação.
(2) O aumento da taxa de FSH induz o desenvolvimento dos folículos ovarianos.
(3) No momento da ovulação, as taxas de estrógenos e de LH estão elevadas.
(4) Os gráficos ilustram a situação que ocorre em mulheres que estão sob efeito de pílulas anticoncepcionais.
03) As figuras abaixo mostram as principais partes dos gametas masculino (em A, com aumento de 1.250 vezes) e feminino (em B, com aumento de 200 vezes).
Considerando os dados relativos às figuras apresentadas, julgue os itens que se seguem.
(1) A estrutura I é pobre em enzimas.
(2) A energia necessária para o batimento do flagelo provém da estrutura II.
(3) Na espécie humana, a produção dos gametas representados pela figura A é muito maior que a dos representados pela figura B.
(4) No processo de fecundação, a membrana celular da célula B sofre significativas modificações.
04) Em relação reprodução humana, julgue os seguintes itens.
(1) Os testículos precisam de uma temperatura maior que a corporal para produzirem os espermatozóides.
(2) A obstrução total dos canais deferentes leva à esterilidade masculina.
(3) A pílula anticoncepcional torna os espermatozóides menos capazes de fecundar um óvulo, além de agir na parede do útero, impedindo a fixação do ovo.
(4) Os hormônios que regulam o ciclo menstrual geralmente favorecem a ocorrência da ovulação por volta da metade do ciclo.
(5) A formação dos gametas femininos inicia-se na puberdade.
05) A figura a seguir ilustra o processo denominado AMNIOCENTESE, utilizado para diagnóstico pré-natal de doenças genéticas. A técnica consiste na remoção de uma pequena quantidade de líquido amniótico (que banha o feto durante o desenvolvimento embrionário) para análise. Nesse líquido são encontradas proteínas e células que se soltam da pele do feto e dos revestimentos das vias gastrointestinais, respiratórias e genito-urinárias. As células imersas no líquido podem ser coletadas por centrifugação e utilizadas para estabelecer culturas de amniócitos. Essas culturas podem ser analisadas citologicamente, ou por análise do DNA.------ split --->
Sobre o processo acima descrito são feitas várias afirmações. Com base em seus conhecimentos e no texto acima, assinale a alternativa que apresenta um ERRO conceitual ou processual.
a) O líquido amniótico funciona como amortecedor de choques mecânicos e propicia um ambiente adequado para o desenvolvimento do feto.
b) Células presentes no líquido podem ser utilizadas para a determinação de anomalias cromossômicas.
c) O processo pode ser indicado para gestantes com idade avançada, para as quais é maior o risco de terem filhos com Síndrome de Down.
d) A cariotipagem pode ainda ser utilizada para a detecção de erros inatos do metabolismo como, por exemplo, a hemofilia.
e) A presença de alguns vírus, como o da rubéola, apontam para possibilidade de más formações congênitas na criança.
06) Analise as afirmações relacionadas ao estudo dos anexos embrionários:
I - O saco vitelínico é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrição do embrião, sendo bem desenvolvida nos peixes, répteis e aves e reduzida nos mamíferos.
II - O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja principal função é de proteger o embrião contra choques mecânicos e contra a dessecação.
III - O alantóide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião, tendo como função, nos répteis e nas aves, armazenar excretas nitrogenadas e participar de troca gasosas.
IV. A placenta não é considerada um anexo embrionário, por ser um órgão formado pela interação entre tecidos materno e fetal.
Está correta ou estão corretas:
a) Apenas III e IV.
b) Apenas I.
c) Apenas II .
d) Apenas I e II.
e) Todas.
07) Com relação a doenças causadas no homem por diferentes parasitas, podemos afirmar que:
( ) o agente etiológico da doença de Chagas é o tripanossomo, um protozoário, parasita heteroxênico, que pode ser encontrado no hospedeiro vertebrado (mamífero), na forma flagelada e aflagelada.
(
...