TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA : TECIDO CARTILAGINOSO, ÓSSEO,MUSCULAR E NERVOSO

Seminário: QUESTIONÁRIO HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA : TECIDO CARTILAGINOSO, ÓSSEO,MUSCULAR E NERVOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA : TECIDO CARTILAGINOSO, ÓSSEO,MUSCULAR E NERVOSO

1. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos.

2. O tecido conjuntivo cartilaginoso é composto por células, fibras proteicas, substância intercelular e condrina (substância mucopolissacarídea com consistência de borracha).

3. Os tipos vão variar conforme as necessidades funcionais do organismo, temos

Cartilagem Hialina, Cartilagem Elástica e Cartilagem Fibrosa.

4. Serve de suporte para as partes moles do corpo; protege órgãos vitais; aloja e protege

a medula óssea; proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas

contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas pela contração muscular. Além dessas funções, os ossos funcionam como depósitos de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração desses importantes íons nos líquidos corporais.

5. É um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por Osteócitos, osteoblastos, osteoclastos e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea.

6. São membranas conjuntivas que revestem os ossos, externamente o periósteo e internamente o endósteo.

7. O tecido ósseo primário (não lamelar) apresenta fibras colágenas dispostas em várias direções sem organização definida, tem menos quantidade de minerais e maior proporção de osteócitos quando comparada ao tecido ósseo secundário. Encontra-se pouco presente em adultos, persistindo apenas próximo às suturas dos ossos do crânio e nos alvéolos dentários. É formado através de ossificação intramembranosa e surge a partir da diferenciação de células de tecido conjuntivo em osteoblastos. A membrana de tecido conjuntivo restante se condensa e forma o periósteo.

O tecido ósseo secundário é a variedade geralmente encontrada no adulto. Sua principal característica é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas de 3 a 7 μm (micrômetro) de espessura que, ou ficam paralelas umas às outras, ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos formando os Sistemas de Havers ou ósteons.

8. 1 – Periósteo

2 - Proliferação do periósteo

3 - Osso

4 - Cartilagem Hialina

5 – Osso primário neoformado

6 – Tecido ósseo secundário recém formado

7 – Fratura reparada (Tecido ósseo secundário)

8 – Calo

9. É caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.

10. Tecido muscular estriado (esquelético): são voluntários e de contração rápida. São eles os músculos comuns geralmente envolvidos na locomoção ou no envolvimento de vísceras, como o bíceps braquial ou o deltóide.

Tecido muscular cardíaco: está na constituição do coração, a bomba propulsora do sistema circulatório humano. Esse tecido tem contracção rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.

Tecido muscular liso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com