Resenha Critica Saude Coletiva AVA
Casos: Resenha Critica Saude Coletiva AVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatibaroliver • 4/12/2013 • 323 Palavras (2 Páginas) • 3.228 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
O autor mostra o quanto a saúde pública do Brasil sofreu muita falta de desejo em sua padronização e melhoria da saúde pelo SUS. Tinha que enfrentar a resistência por essa melhoria, as pessoas que não se deixavam perceber o quanto é necessária para o nosso dia-a-dia, havia a privatização da saúde pública e muitos outro fatores que dificultavam o seu esforço de vencer essas barreiras impostos por regimes militares e a falta de intesse em manter o acesso a saúde pública a todos os cidadãos, ao todo eram quatro.
Os 4 obstáculos pesados e crescentes obstáculos pela política de Estado a todos os governos: subfinanciamento federal, subsídios federais ao mercado de planos privados de saúde, resistência à reforma da estrutura gerencial estatal da prestação de serviços e, entrega do gerenciamento de estabelecimentos públicos a entes privados impostos. ao SUS e suas consequências, foram acontecendo concretamente, de maneira contínua nos 22 anos do SUS, o que revela a força da política de Estado, descomprometida com as diretrizes constitucionais dos direitos sociais.
A deficiência encontrada no artigo foi a falta de recursos para a iniciação de projetos e a falta de ajuda por meio do estado e dos próprios hospitais.
Os pontos fortes são os recentes avanços legais do SUS como o decreto 7508/11,Lei 12.466/11 eLei 141/12, apesar desta última manter o subfinanciamento federal 18-20, por si não garantem, mas estimulam
avanços reais como:
- Universalização e qualificação da Atenção Básica à Saúde para resolver 85 a 90% das necessidades de saúde da população.
As ideias do autor com o tema da aula são muito integrados, pois defendem a busca pela melhoria, e defende que a saúde está muito esquecida, precisando de melhorias desde sua base até o atendimento final a cliente .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SANTOS, Nelson Rodrigues. Uma visão sintética do “estado da arte” da implementação do SUS. IHU online. 31. Out. 2011. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v18n1/28.pdf> Acesso em: 10 out 2013.
...