Resenha livro Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Por: Prisouza91 • 18/11/2016 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 2.971 Visualizações
O livro Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, de Diane Lucia de Paula Armstrong e Liane Maria Vargas Barboza, é uma excelente obra, com foco voltado para o conhecimento de metodologias do ensino de ciências naturais e biológicas, apresentando diversas informações que auxiliam muito os profissionais que estejam ingressando na área da docência em ciências, além de promover a reflexão crítica no trabalho dos profissionais que já atuam nesta área.
No primeiro capítulo, são apresentados os principais aspectos da ciência, incluindo métodos, classificação e características peculiares de cada área da mesma. No segundo capítulo, as autoras apresentam o ensino de ciências no ensino fundamental, relacionando os conteúdos ensinados com as diferentes áreas da ciência. No terceiro capítulo, é abordada a questão da sistematização do ensino de ciências, do método científico ao método de ensino utilizado em sala de aula, para desenvolver conhecimentos científicos. Por fim, o quarto capítulo trata do planejamento e organização de atividades por meio de textos, livros didáticos, saídas de estudos e também de recursos tecnológicos; abordando também alguns instrumentos de avaliação que auxiliam o docente no processo de ensino-aprendizagem.
Ao final da obra, pode-se encontrar ainda, uma auto-avaliação, para que o leitor verifique seus conhecimentos sobre o ensino de ciências, e perceba se conseguiu absorver os conteúdos abordados no livro, instigando-o a refletir ainda mais sobre a leitura realizada.
Diante de tanta riqueza de conteúdo, a análise crítica da prática docente atual deve ser feita com profunda aceitação de novas idéias, uma vez que as autoras se empenham em demonstrar a importância do papel do professor como mediador e formador de cidadãos capazes de interagir com os conteúdos ensinados, além de promover progresso intelectual dos alunos.
Com isso, é possível perceber quão enriquecedora é esta obra para o exercício do professor em formação ou para a reflexão crítica do profissional já atuante na área de ciências naturais e biológicas, pois faz com que sejam repensadas as práticas utilizadas no planejamento das aulas e estratégias utilizadas atualmente na educação. As autoras afirmam, que o processo de ensino-aprendizagem das mais variadas áreas da ciência, devem permitir que o aluno se aproprie dos conteúdos de forma significativa, para torná-los seres pensantes a respeito dos fenômenos que ocorrem com a natureza e todos os seres vivos existentes.
...