Respostas à ecologia
Ensaio: Respostas à ecologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leovk8 • 13/11/2014 • Ensaio • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 612 Visualizações
Avaliação: GST0206_AV1_201107089841 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 201107089841 - EMERSON DA SILVA RODRIGUES
Professor: KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI Turma: 9003/C
Nota da Prova: 5,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 2 Data: 14/04/2014 17:12:07
1a Questão (Ref.: 201107339191) Pontos: 0,0 / 0,5
A questão ambiental ¿ ou problema ambiental ¿ não se dá como fator inerente às transformações naturais da Terra, mas do comportamento da humanidade ¿ o Mundo ¿ sobre os elementos da natureza e do meio em que vivemos. Tradicionalmente, podemos ver essa relação entre o Mundo e a Terra a partir de que perspectivas?
A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva natural
A perspectiva cristã e a perspectiva geocêntrica
A perspectiva geocêntrica e a perspectiva social
A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva geocêntrica
A perspectiva natural e a perspectiva social
2a Questão (Ref.: 201107220958) Pontos: 0,5 / 0,5
"O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que:
o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
3a Questão (Ref.: 201107221038) Pontos: 0,0 / 0,5
A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como:
A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente.
A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
4a Questão (Ref.: 201107220976) Pontos: 0,5 / 0,5
A primeira Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realiza-se em 1972, em Estocolmo, na Suécia, com patrocínio da ONU, e deflagra vários estudos com o objetivo de traçar uma estratégia para a preservação da vida no planeta. Os principais resultados são reunidos no livro Nosso futuro comum, publicado em 1987. Quando pensamos nas idéias de Estocolmo, uma das grandes novidades foi:
A compreensão sobre desenvolvimento sustentável e o uso correto dos solos para fins agrícolas e de extração mineral.
O reconhecimento por parte dos países industrializados quanto ao papel comum de todas as nações na construção de um modelo de economia sustentável no âmbito global.
A percepção equivocada - e revista nas conferências seguintes - de que o planeta detém amplas condições de regeneração ambiental.
O estreito vínculo entre pobreza, desigualdade de renda e deterioração ambiental, e apontam o desequilíbrio ecológico como um dos resultados das relações entre países pobres
...