Resumo Do Livro Desenho E Organização Bi E Tridimensional Da Forma - "Método De Análise Estrutural Do Desenho"
Artigo: Resumo Do Livro Desenho E Organização Bi E Tridimensional Da Forma - "Método De Análise Estrutural Do Desenho". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolisssq • 28/9/2014 • 558 Palavras (3 Páginas) • 1.702 Visualizações
O Método de Análise Estrutural surgiu após uma experiência da aplicação do Método Ternário no Desenho Básico no curso de Arquitetura da UCG tendo como objetivo a desinibição da linguagem visual, a familiarização com elementos básicos da linguagem visual e a familiarização com materiais e técnicas. O relatório dessa experiência confirmou uma notável transformação não só no nível dos trabalhos apresentados mas também nas atitudes dos alunos quanto à autoconfiança e dedicação.
O Método Ternário foi introduzido e adaptado às disciplinas do Desenho Básico, em 1978 e, após isso, recebeu o atual nome – Método de Análise Estrutural. Este método, quando o trabalho é de caráter bidimensional, é dividido em três fases: desenho de observação, análise de estrutura e nova estruturação formal. Se de caráter tridimensional, é acrescentada a quarta fase: interpretação tridimensional.
O desenho de observação é a representação das mensagens visuais transmitidas pelo objeto observado. Tem como objetivo desenvolver a precisão visual de observação, memória visual, firmeza da mão ao desenhar e técnicas de desenho; desenvolver a percepção das relações e interações entre estrutura e volume, espaço e luz-e-sombra; proporcionar noções básicas da perspectiva, composição e dos elementos visuais básicos.
A análise de estrutura é a interpretação subjetivo-expressivas das estruturas de maior significação e das dominantes formais a partir do objeto e dos registros gráficos feitos na etapa anterior. Seus objetivos são desenvolver a capacidade de criação de formas e sua estruturação, desenvolver a capacidade de sintetização e abstração formal, proporcionar noções básicas de composição, elementos visuais, relação forma-significado e figura-fundo.
O procedimento da Análise de estrutura baseia-se na análise em nível de croquis das características formais, estruturais e qualitativas do objeto; na definição, e croquis, das formas sintéticas, significativas ou simbólicas com uma interpretação pessoal e espontânea das estruturas e dominantes formais analisadas.
A Nova estruturação formal é a reorganização e composição de partes e elementos formais criados na segunda etapa. Objetiva proporcionar noções básicas da organização de figuras e elementos visuais, proporcionar fundamentos do desenho gráfico contemporâneo e comunicação visual.
O procedimento dessa etapa se dá na análise e seleção dos elementos formais dos desenhos, composição em nível de croqui utilizando recursos básicos de organização de figuras e elementos visuais e a finalização da proposta visual.
Quando observamos um trabalho desenvolvido por meio de Análise Estrutural, percebemos que a partir de um modelo é possível obter variados resultados. Não se cria uma obra do nada, é necessária inspiração ou uma base em algum objeto, emoção, motivo ou coisa. A criatividade está em todos, mas a desenvoltura do trabalho depende de outros fatores como o conhecimento e a vontade. A criação requer um processo de elaboração.
O trabalho tem inicio com o reconhecimento do objeto, observando suas características, formas, detalhes etc. A escolha de um bom objeto é importante pois um modelo com muitos detalhes pode enriquecer e ajudar no processo.
“Com liberdade criativa, ousadia, senso
...