Roteiro de pesquisa de campo
Por: jeehrodrigues • 16/9/2017 • Projeto de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CURSO INTEGRADO EM ELETROMECÂNICA
BIOLOGIA
Flávio Bezerra de Oliveira
Hingredy Kelly Barbosa Duarte
Jéssica Rodrigues de Santana
Jozeilton Dantas Bandeira
Jucian José de Souza
ROTEIRO DE ESTUDO
CAJAZEIRAS – PB, 2011.1
Introdução
Entende-se por sucessão ecológica como sendo um processo de colonização de um meio por seres vivos passando por diferentes estágios de uma comunidade que está sofrendo constantes alterações, dentro do ecossistema. Podendo ser primária quando a colonização ocorre em lugares que nunca foram habitados, pois não apresentavam condições favoráveis. E secundária quando a colonização ocorre em áreas anteriormente habitadas por outras comunidades.
Objetivos
- Apresentar de forma objetiva e dinâmica as constantes transformações sofridas pelas comunidades biológicas.
- Ampliar os conhecimentos ecológicos que diz respeito às mudanças ocorrentes no meio ao qual habitamos.
- Fazer com que os alunos possam reconhecer os diferentes tipos de sucessão ecológica em outros lugares.
Metodologia
Utilizaremos do ambiente biológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras, para realizarmos um estudo de campo, no qual mostraremos ao corpo discente do instituto os diferentes tipos de sucessões ecológicas e as comunidades nele existente.
Avaliação
A avaliação será realizada através de perguntas, feitas durante a aula de campo e ao término da mesma foi pedido que os alunos realizassem uma pesquisa para identificar os tipos de sucessões ecológicas encontradas na localidade em que residem.
A DINÂMICA DAS COMUNIDADES NO IFPB – CAMPUS CAJAZEIRAS
[pic 1]
A sucessão ecológica primária ocorre em um meio nunca habitado por uma comunidade, que não apresenta condições favoráveis à instalação de uma grande quantidade de seres vivos.
[pic 2]
A sucessão ecológica secundária ocorre em um meio anteriormente habitado por outras comunidades que sofreram grandes perturbações como campinas aradas, florestas recém- derrubadas e florestas após um incêndio. Estas apresentam condições favoráveis à instalação de novos seres vivos.
[pic 3]
É no estágio inicial de habitação chamado ecese, onde surgem às espécies conhecidas como espécies pioneiras, estas são capazes de suportar as condições inadequadas das regiões e nelas se estabelecer.
[pic 4]
A comunidade intermediária apresenta-se como estágio seguinte a presença das espécies pioneiras, pois o ambiente se torna favorável à instalação de outros seres, nela aparecem estratos vegetais mais altos.
[pic 5]
A comunidade clímax é o estágio final da sucessão, ela apresenta maior estrato vegetal, grandes arbustos e árvores e uma imensa diversidade de espécies.
...