SANGUE
Tese: SANGUE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anapf • 10/12/2014 • Tese • 266 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
O que é sangue:
É um tecido vivo que circula pelo corpo, seu principal objetivo é levar o oxigênio o os nutrientes a todos os órgãos do nosso corpo humano, o que o torna algo essencial para a nossa sobrevivência. O sangue é produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados.
Componentes do sangue e suas funções:
O que sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. Plasma: (55%) é a parte líquida do sangue, de coloração palha, composto por 90% de água, proteínas e sais minerais, mantém o volume, fornece anticorpos e corrige sangramentos; Hemácias (40% de células vermelhas): são conhecidas como glóbulos vermelhos, proteína que contém ferro, corrigem anemia aguda ou crônica. Leucócitos (1,5% de células brancas): são os glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções. (3,5% de plaquetas): são pequenas células que interferem no processo de coagulação sanguínea, auxiliando no controle dos sangramentos.
Tipos de sangue:
Os tipos de sangue que existem são A, B, O e AB, sendo que a principal diferença entre eles está na proteína que compõe o sangue. Além disso há diferença no Rh, podendo ser positivo ou negativo.
RH:
As pessoas que apresentam o fator Rh em seus glóbulos vermelhos são identificadas como Rh+ (Rh positivas). Aquelas que não apresentam o antígeno Rh são denominados Rhֿ (Rh negativas).
Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-, pois, se assim for, ele não poderá receber sangue do tipo Rh+, uma vez que, seu sistema imune produzirá anticorpos anti-Rh.
...