SEGURANÇA DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
Por: Rober Veiga • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 280 Visualizações
Petróleo
Rober de Oliveira Veiga, Docente Orientador: Prof.ª Aparecida Gasquez de Souza.
1Discente do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas - IFRO Câmpus Colorado do Oeste.
e-mail: rober_veiga@hotmail.com
Resumo: Este trabalho faz parte do processo avaliativo da disciplina de Geologia do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a escolha do tema foi aleatória desde que os alunos pesquisassem um tema já discutido nas aulas de Geologia. Tema por mim escolhido foi o petróleo, por ser uma questão de grande discussão no Brasil e no mundo todo, por estar ligado à economia, ao ambiente, à política e à tecnologia. A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória de artigos expostos na irternet e deles identificar e analisar o objetivo, metodologia e o resultados encontrados por seus autores.
Palavras–chave: exploração, meio ambiente, preservação, Constituição Federal, importância do petróleo.
Introdução
Este trabalho faz parte do processo avaliativo da disciplina de Geologia do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, a escolha do tema foi aleatória desde que os alunos pesquisassem um tema já discutido nas aulas de Geologia. Tema por mim escolhido foi o petróleo, por ser uma questão de grande discussão no Brasil e no mundo todo, por estar ligado à economia, ao ambiente, à política e à tecnologia. No mundo o petróleo é motivo de grandes disputas entre as nações. De acordo com informações contidas no livro “Fonte de Guerra: o Panorama do Conflito global”, as guerras no Oriente Médio tiveram como pano de fundo a disputa pelo controle do petróleo como a Guerra do Yom Kippur (1973), Irã – Iraque (1980-1988) e a do Golfo (1991). (COURAU, Christophe, Reportagem: Petróleo, causa (inconfessada) de guerra. Disponível em:
O petróleo, apesar de ser tão precioso, é motivo de grandes catástrofes ambientais, por derramamento de petróleo no oceano, por acidentes de navios petroleiros, rompimento de cascos, explosões de plataformas de petróleo, acarretando na contaminação da água e na morte de milhares de peixes, aves e corais. Um dos maiores exemplos de catástrofes aconteceu no Golfo do México em 2010, devido à explosão da plataforma, onde foi derramado 800 mil litros de petróleo no mar diariamente. (Jornal Folha de São Paulo, 22 maio 2010).
O presente trabalho tem a finalidade de identificar os objetivos, metodologia e resultados de três artigos científicos relacionados ao tema “petróleo” disponibilizados na Internet. Pretende-se, com este trabalho, identificar temáticas mais discutidas sobre assuntos da disciplina de Geologia, e a partir delas promover maiores debates e incentivar novas pesquisas.
Metodologia
.
Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório. Segundo Eduardo Moresi (2003), pesquisa bibliográfica é o estudo desenvolvido com base em material publicado em livro, revistas, jornais, redes eletrônicas, isso é, material acessível ao público geral e com o estudo exploratório é capazes de subsidiar a escolha do objeto e a definição do tema, além das justificativas teóricas do mesmo.
Foi proposta uma pesquisa relacionada à Geologia, após a escolha do tema, procedeu-se á pesquisa bibliográfica. Depois, leitura e estudo exploratório para identificar os objetivos, metodologias e resultados obtidos nos artigos, e por ultimo análise de dados.
Resultados e Discussão
No artigo “Responsabilidade civil por dano ambiental decorrente da atividade petrolífera” de SOUZA NET, SILVEIRA NETO, 2005, o objetivo do mostrara relação do homem com a natureza, e sua dependência para sua sobrevivência e embasar legalmente a responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente.
A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica na legislação brasileira e artigos da Constituição Federal de 1988, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem uso comum do povo e essencial á sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações” (art. 225, caput, Constituição Federal de 1988).
Na doutrina sobre o que seja dano ambiental é respondida pela legislação material referente à proteção ambiental (art. 14 § 1°, Lei 6.938/81). O conceito de dano ambiental é considerado fato antijurídico.
...