TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Por:   •  19/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

zorania ramos cordeiro

Relatório de Tele Aula prática:

Cadeias e Teias alimentares / Tipos de Poluição e Tratamento da Água

[pic 3]

Vitoria da Conquista Bahia

2017


1. Introdução

A aula foi administrada ás 19 horas no Polo de Vitória da Conquista, pelo tutor de sala Edmilson Lima, a primeira atividade que realizada consistiu na compreensão do funcionamento de cadeias e teias alimentares, contribuindo à compreensão do funcionamento de ecossistemas de nosso planeta. A segunda atividade envolveu o funcionamento de ecossistemas, frente às influências das práticas do homem, abordando também a poluição da água apresenta efeitos diretos no desenvolvimento desses ambientes.

2. Desenvolvimento

Primeiramente assistindo a tele aula do professor Tiago sobre cadeias e teias alimentares e logo em seguidas reunimos para realização da aula pratica na qual cada aula foi desenvolver sua cadeia ou teia alimentar.

Num segundo momento demos continuidade a aula  onde assistimos o professor Tiago e após nos reunimos para a realização da segunda pratica ,

2.1 Referencial teórico 

A cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem portanto um percurso acíclico obrigatoriamente dependente da energia do Sol. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia. A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas e algas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias).

A água que consumimos diariamente passa por três estágios antes de chegar à nossa casa. A captação, o tratamento e a distribuição passam através de uma rede de tubulações. O primeiro passo é a captação da água “bruta” para uma estação de tratamento de água. Esta parte é realizada por intermédio de adutoras em mananciais superficiais (lagos, rios e nascentes) ou subterrâneos (poços).

Posteriormente, um agente químico, geralmente sulfato de alumínio ou sulfato férrico, é adicionado à água para aglutinar as partículas maiores de sujeira (argila, por exemplo) por meio de um processo denominado coagulação. Os pedaços de madeira e galhos são removidos por telas que impedem a passagem destes.

2.2 Metodologia 

Ao chegarmos no laboratório de Ciências começamos a assistir a vídeo aula do professor   Tiago onde o mesmo começou a explicar sobre teia e cadeia alimentar, em seguida realizamos as atividades da prática logo após retomamos a tele aula sobre tipos de poluição e tratamento da agua .  

Atividade 01 – Cadeias e Teias Alimentares No primeiro experimento desse nosso encontro de aula prática podemos  analisar todos os elementos envolvidos na composição de cadeias e teias alimentares, bem como os conceitos que tratam da produtividade, níveis tróficos e fluxo de energia em ecossistemas. O estudo realizado acerca de cadeias e teias alimentares considera diversos elementos e análises acerca das relações de dependência que níveis tróficos estabelecem entre si.

Materiais:

• Cartolina ou papel sulfite.

• Canetas coloridas.

• Tesouras.

 • Fotografias de diferentes seres vivos

Atividade 02 

Tipos de Poluição e Tratamento da Água No segundo experimento de nosso encontro onde abordamos os fatores envolvidos na poluição da água. Podemos observar que no vídeo de aula prática, existem diferentes fatores envolvidos na poluição da água, porém todos acabam influenciando negativamente nas comunidades de seres vivos presentes nesses ambientes. Aproveitando o tema abordado no início dessa segunda atividade, discutimos o tratamento da água em estações de tratamento, responsáveis pela viabilização da mesma à população. Onde podemos realizar um experimento para simular o tratamento da água.

Materiais:

 • 1 garrafa plástica pet.

• 1 copo de 200 ml com cascalho para aquário.

 • 1 copo de 200 ml com areia.

 • 1 copo de 200 ml com terra.

• 2 copos de 200 ml com água da torneira.

• 1 copo de 200 ml com pedaços de carvão.

• 3 copos plásticos de 200 ml.

• 2 colheres de sopa de terra.

• Chumaços de algodão.

• 1 colher de sopa de sulfato de alumínio.

• 1 colher de sopa de hidróxido de cálcio.  

• Tesoura.

2.3 Resultados e análise das atividades.

Atividade 01 

– Na atividade sobre cadeia e teia alimentar podemos perceber a importância das relações entre os seres e perceber que cada um depende dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (445.1 Kb)   docx (530.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com