Sangue
Resenha: Sangue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rabisco18 • 19/10/2014 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Foi no início do século XX que a transfusão de sangue, adquiriu bases mais científicas. Em 1900 foram descritos os grupos sanguíneos A, B e O por Landsteiner e em 1902 o grupo AB por De Costello e Starli. A descrição do sistema Rh foi posterior (1940), por Landsteiner e Wiener. Os grupos sanguíneos de maneira geral são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. Na espécie humana existem quatro grupos sanguíneos do sistema ABO - A, B, AB e Os -, relacionados à presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos.
Pessoas do grupo A apresentam um antígeno chamado de aglutinogênio A (geno = que gera); as do grupo B, o antígeno aglutinogênio B; as do grupo AB apresentam os dois antígenos; e as do grupo O não apresentam nem A nem B.Esses antígenos são glicoproteínas e sua presença é controlada por uma série de três genes alelos localizados no par do cromossomo 9. O gene A ou IA determina a formação do aglutinogênio A; o gene B ou IB determina a formação do aglutinogênio B; o gene O ou i não forma essas substâncias (a letra I vem de isoaglutinação, que é a aglutinação ocorrida na trans fusão de sangue de indivíduos da mesma espécie). Os genes IA e IB são dominantes em relação a i. Por isso pessoas de genótipo IAIA e IAi apresentam o aglutinogênio A e pessoas de genótipos IBIB e IBi o aglutinogênio B. Os indivíduos ii não possuem nem um nem o outro aglutinogênio. Entre os genes IA e IB há co-dominância; assim, cada um fornece o seu efeito e aparecem as duas substâncias.
...