Saude Coletiva
Artigo: Saude Coletiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancafalcaao • 14/9/2014 • 229 Palavras (1 Páginas) • 502 Visualizações
O método de ensino e a empatia de Erin resultaram, não só no sucesso acadêmico dos alunos, mas também na mudança de perspectiva de vida de cada um deles, de tal forma que ela passa a ser um fator de proteção para esses adolescentes. A ação pedagógica da Sra. G é inovadora, uma vez que desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento de que sim, eles são capazes.
Como a história de Erin Gruwell e a sala 203 da escola Woodrow Wilson é real, em 1997, Erin em parceria com os alunos funda a associação “Freedom Writers Fundation” (Associação dos Escritores da Liberdade - http://www.freedomwritersfoundation.org/) e posteriormente publica um livro que reúne os diários escritos por cada um.
Além de ser um filme extremamente envolvente e que leva a uma reflexão sobre desigualdades nas classes sociais, racismo, desestrutura familiar, intolerância ao que é diferente, a funcionalidade de políticas públicas, exclusão social, entre outros, em termos de prevenção à violência o filme faz pensar sobre a escola como fator de proteção e como meio de implementar política de prevenção à violência, seja para pessoas que sofrem ou que fazem uso da violência.
Autoria
Caroline de Macedo Benedito
Palavra-chave
Educação; Prevenção à Violência; Violência na Escola; Fatores de Proteção; Fatores de Risco
...