Sintomas E Lesões Da Bouba Aviária
Artigo: Sintomas E Lesões Da Bouba Aviária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moniadalberto • 25/1/2015 • 294 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
O animal infectado pela bouba aviária apresenta tristeza, arrepio, se torna retraído e febril.
A bouba aviária pode ocorrer na forma cutânea, diftérica ou ambas.
Na forma cutânea, as aves apresentam uma redução no ganho de peso ou queda na produção de ovos e depressão.
Já na forma diftérica os sintomas são mais aparentes. Os animais podem apresentar dispnéia, inapetência, indução de descargas nasais ou oculares por inflamação dos ossos do crânio.
As lesões da forma cutânea são pápulas, que aparecem primeiramente no caso das lesões, vesículas e pústulas, que apresentam coloração amarelada e aparecem nas regiões nuas ou menos providas de penas, como na cabeça, pescoço, cloaca, patas e pernas, e por fim as crostas que têm coloração escura, variando do vermelho escuro ao preto, isso vai variar de acordo com o grau da doença, quanto mais avançado o estágio, mais escuras são as crostas.
Na forma diftérica as lesões são placas de cor amarelada presentes na boca, seios e cavidade nasais, faringe, laringe, traquéia e esôfago.
Além das lesões que são visíveis a olho nu, há lesões como hiperplasia do epitélio e alargamento das células, juntamente com mudanças inflamatórias.
No Brasil, na região sul do país no ano de 1991, uma forma incomum da doença foi verificada. As lesões apresentavam-se nas partes emplumadas do corpo das aves, sendo a grande maioria na região dorsal posterior e parte externa da coxa. A doença só pôde ser identificada por exames histopatológicos e isolamento viral. Isso resultou na condenação das aves no abatedouro. Com a inclusão da vacina no incubatório o problema foi resolvido. Após isso em 1996, a doença foi diagnosticada da mesma forma, porém prontamente resolvida.
Referências bibliográficas
FERREIRA, N. L. 2013
SILVA, Maria Vitória. F. Associação Brasileira de Criadores de aves de Raça Pura
BERCHIERI JR., Angelo. Doenças das aves, 2ª Edição
...