Sistema endocrino
Por: Biarah • 12/6/2015 • Bibliografia • 274 Palavras (2 Páginas) • 963 Visualizações
RELATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR - INTRODUÇÃO
Os primeiros microscópios ópticos datam de 1590 a 1600 e, desde então, deu suporte para o avanço da ciência em todas as suas modalidades. A sua criação é atribuída a vários inventores: Zacharias Jenssen, Galileo Galilei, entre outros, mas sua popularização é atribuída a Anton van Leeuwenhoek.
Nosso instrumento de trabalho para a aula em questão foi o microscópio de luz, que pode ampliar os objetos em até 1000x e revelar detalhes mínimos, sem, no entanto, a complexidade de um microscópio eletrônico.
O microscópio de luz possui alguns componentes essenciais para o seu funcionamento adequado. Esses componentes estão divididos em mecânicos e ópticos.
A parte mecânica inclui pé, tubos, revólver, platina, Charriot, presilha, parafusos (macrométrico e micrométrico) e botões de comando (liga/desliga e intensidade da luz). Ela serve para dar suporte ao material estudado e também às lentes.
Na parte óptica estão incluídas as lentes (ocular e objetiva), a fonte de luz, o condensador e o diafragma. Servem para focar no objeto de estudo, geralmente predisposto em uma lâmina, e projetar uma imagem ampliada do mesmo.
Embora não seja possível estudar os componentes citoplasmáticos com o auxílio desse tipo de microscópio, é possível, ainda, visualizar a presença de microorganismos em substâncias como a água, por exemplo, sejam eles protozoários, vírus ou bactérias, e analisar os seus comportamentos, como constado no laboratório.
...