Tecido Nervoso
Pesquisas Acadêmicas: Tecido Nervoso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayanagalvao • 6/10/2014 • 507 Palavras (3 Páginas) • 456 Visualizações
Trabalho de Tecido Nervoso - 22/09/2014 20:44
Instruções para o estudo abaixo: formar grupos de até 3 pessoas, responder o questionário abaixo utilizando livros de histologia e a monitoria virtual (facebook), estudar todas as estruturas histológicas do álbum de tecido nervoso da monitoria virtual. A discussão, em sala de aula, terá todas as questões abaixo e perguntas práticas na microscopia. Será atribuida uma nota à atividade. Bons estudos!
ESTUDO DIRIGIDO – TECIDO NERVOSO
1- Os neurônios podem ser classificados, de acordo com alguns critérios. Um dentre eles, considera o número de prolongamentos, outro critério leva em consideração a função neuronal. Assim, temos neurônios multipolares, bipolares e pseudounipolares e também neurônios motores, sensitivos e interneurônios. Explique cada um dos termos grifados e correlacione neurônios de um critério com neurônios do outro.
2- A bainha de mielina é um envoltório lipoproteico de alguns axônios, formada pelas células de Schwann, no tecido nervoso periférico, e pelos oligodendrócitos, no tecido nervoso central. Considerando o texto acima, responda:
a- Existem diferenças entre a condução do impulso nervoso de uma fibra mielínica para uma fibra amielínica? Qual? Justifique.
b- Um oligodendrócito forma mais internódulos que uma célula de Schwann? Explique.
c- Existem doenças neurodegenerativas que afetam a bainha de mielina. Pesquise e explique suscintamente uma delas.
3- Faça um desenho de uma sinapse química e aponte com setas para os seguintes nomes: Membrana pré-sináptica, membrana pós-sináptica, fenda sináptica, vesículas sinápticas, neurotransmissores e receptores dos neurotransmissores.
4- A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo motor, progressivo e incapacitante, que pode tornar, ao longo do tempo, atividades básicas praticamente impossíveis de serem realizadas pelo indivíduo. Até mesmo o ato de se vestir ou levantar de uma cadeira pode se tornar extremamente difícil. Sua causa é a degeneração de uma zona encefálica conhecida como substância negra, cujos neurônios normalmente produzem dopamina como substância neurotransmissora. Estima-se que 80% destes neurônios são perdidos antes mesmo que os sintomas motores da doença de Parkinson apareçam. Diante da morte de células nervosas na substância negra, quais eventos histológicos vão ocorrendo e suas células participantes? Explique.
5- Algumas substâncias, inclusive fármacos, atingem aos neurônios do sistema nervoso central, outras não atingem. Isso se dá devido à existência de uma “barreira hematoencefálica”. Explique essa barreira, mencionando seus principais constituintes histológicos.
6- Alguns anestésicos são aplicados na proximidade da medula espinhal, em determinados procedimentos como no parto, por exemplo. Nesse caso, o paciente permanece acordado, porém não sente dor nas regiões inferiores. Pode ser aplicado o anestésico no próprio líquido cerebroespinhal (situação 1) ou fora dele (situação 2). Quais espaços
...