Teodolito
Resenha: Teodolito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renan267 • 31/8/2014 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 697 Visualizações
como estacionar um teodolito
1° PASSO- Regulando altura do tripé- Deve-se segurar firme o tripé ainda fechado, eleva-lo até que a sua base fique rente a parte superior do peito (lembrando que deve se fazer na pessoa de menor estatura do grupo, pois assim todosconseguiram trabalhar com o equipamento, do mais alto ao menor do grupo), sem soltar o tripé, com uma das mãos abre-se apenas uma trava que segura o extensor dos pés do tripé. Regulado a sua altura, trava-o novamente e o use como guia para os dois pés restante.
2°PASSO-Possicionando o tripé- Primeiramente fica-se atrás do piquete e voltado na direção a ser medido. Somente então abre-se as pernas do tripé em cima do piquete, tentando deixar o piquete no centro do tripé o máximo possível (facilita muito se o tripé estiver o mais próximo possível de um triângulo isósceles ). Para começar a fixa-lo no terreno, pisa-se então no pé oposto a pessoa que esta o nivelando. Cravado o tripé no solo, certifique se a base esta nivelada o mais próximo da horizontal, se ela ainda estiver desnivelada, use o pé que foi cravado ao solo como base de apoio para nivelamento, segure as outras duas pernas e com movimentos de abrir e fechar coloque a base na horizontal.
3°PASSO-Tirando o Teodolito da caixa e fixando-o no tripé- Os teodolitos devem, antes de tudo, ser manuseados com cuidado, regra que vale para qualquer instrumento ótico de precisão.
4°PASSO-Nivelando o tripé com a base do Teodolito já fixado- Neste passo deve-se regular os calantes deixando-os no meio do parafuso, assim terá folga no nivelamento tanto para cima quanto para baixo. Regulado os calantes, ajuste o foco do prumo óptico, puxando-o ou empurrando até se obter o foco perfeito. Ao olhar pelo prumo óptico vê-se o terreno onde o tripé esta fixado, procurando exclusivamente o centro do piquete
...