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Teoria Da Cor

Artigo: Teoria Da Cor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

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Temperatura de cor

1. Definição

Termo usado para expressar a qualidade da cor de uma fonte de luz. A escala de temperatura da cor é baseada na temperatura absoluta necessária para produzir um conjunto equivalente de comprimentos de onda, a partir do aquecimento de um corpo teoricamente negro. A temperatura da cor da luz é expressa em Kelvins, representada pela letra K.

2. As cores do espectro são classificadas quanto a sensação que produzem, em cores quentes e cores frias. Assim:

- B, G e C são consideradas cores frias;

- R, Y e M são consideradas cores quentes.

3. Na escala de temperatura da cor da luz as cores quentes possuem um valor numericamente mais baixo e a medida de seus comprimentos de onda é maior.

As cores frias possuem um valor numericamente mais alto e a medida de seus comprimentos de onda é menor.

4. Algumas fontes de luz e suas respectivas temperaturas de cor:

lUZ DE VELA

lÂMPADA CASEIRA

p

HOTO FLOOD(TUNGSTÊNIO)

lUZ DO MEIO DIA

fL

ASH ELETRÔNICO

c

ÉU AZUL SEM NUVENS

1.800° k

2.800° k

3.200° k

5.500° k

5.500° k

12.000° k

5. Alguns fatores que interferem na temperatura da cor das fontes de luz:

Luz do dia: posição do Sol em relação a Terra, Índice de Reflexão do solo (praia, neve) , altitude, poluição da atmosfera.

Luz de Tungstênio (Photo Flood): Vida útil da lâmpada, limpeza do bulbo e das calotas refletoras, estabilidade da voltagem da rede elétrica.

6. Os filmes coloridos são classificados conforme a temperatura da cor da fonte de luz em:

a)Filmes balanceados para 3.200° K (luz de tungstênio);

b)Filmes balanceados para 5.500° K (luz do dia ou flash eletrônico).

As variações de temperatura da cor da fonte de luz são corrigidas com o uso de filtros específicos.

FILTROS DE CORREÇÃO DE COR

1. FILTROS DE CONVERSÃO

São filtros usados para grandes ajustes da temperatura da cor da fonte de luz em relação ao filme utilizado.

Existem dois tipos básicos de filtros de conversão, sendo um alaranjado (para “esquentar” a fonte de luz de 5.500° K quando o filme utilizado é balanceado para luz de tungstênio de 3.200° K), e outro azulado (para “esfriar” a fonte de luz de 3.200° K quando o filme usado é balanceado para luz do dia de 5.500° K).

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