Teoria De Enf
Ensaios: Teoria De Enf. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luuuaaanc • 29/4/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Muitas teorias foram propostas na enfermagem, mas considerando o paciente cirúrgico, primamos por um referencial teórico que nos oferecesse uma visão total do ser humano.
Optamos então pelo modelo conceitual de Myra Estrin Levine, pois esta estudiosa caracteriza o homem como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente; além deste ponto, este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento de saúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Essas mesmas características são encontradas no paciente cirúrgico.
Myra Estrin Levine: Nascida em 1920, fez sua formação em enfermagem na Cook Coutry School of Nursing, em Chicago ( 1944); o bacharelado na Chicago University (1949), e o mestrado foi obtido na Wayne State University, em Detroit, Michigan ( 1962). Na teoria de enfermagem de Levine, enfermagem é interação humana. Isto está baseado na idéia de que as pessoas são dependentes de suas relações com os outros. A enfermeira possui a responsabilidade de intervir na situação do paciente, após reconhecer a reação do organismo do paciente. As intervenções de enfermagem são de apoio ou terapêuticas (promovem a cura e a recuperação). As intervenções da enfermeira estão baseadas nos quatro princípios de conservação.
Princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença
Levine entende que o "ser humano" deve ser visto holisticamente, o que pressupõe a compreensão do indivíduo como um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros; as dimensões dessa dependência estão ligadas com os quatro princípios de conservação, e esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência. O enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano. O enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.
A "enfermagem" para Levine é uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudanças comportamentais; está centrado em um método científico e promove cuidado holístico.
...