Teoria Dos Miasmas
Ensaios: Teoria Dos Miasmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: szuha162 • 25/8/2014 • 9.179 Palavras (37 Páginas) • 820 Visualizações
TEORIA DOS MIASMAS: PSORA – SÍFILIS - SICOSE
Método e detalhe na observação do doente.
Hahnemann adotou, sistematicamente, a conduta de observar, interrogar e examinar todos os seus pacientes. Graças às anotações pôde detectar e determinar certos estigmas constantes nos pacientes refratários ao tratamento homeopático.
Importa assinalar que anamnese e interrogatório não faziam parte da relação médico-paciente na época de Hahnemann.
Miasmas e Significado de diátese
Em definição de TROUSSEAU, diátese significa “predisposição congênita ou adquirida, essencial e invariavelmente crônica, em virtude da qual se produzem alterações múltiplas na forma, porém, únicas na essência”.
Na acepção corrente, diátese representa o estado orgânico que faz os tecidos reagirem de modo especial a certos estímulos extrínsecos, como expressão da suscetibilidade. O termo qualifica diferentes miasmas mas não os representa na totalidade, estando correto como predicativo relacionado à natureza reativa de cada um deles. Existe uma diátese alérgica inerente à Psora, uma diátese proliferativa relacionada ao estado de Sicose e outra diátese destrutiva relacionada à Sífilis (luetismo)..
Miasmas = expressão de sucessivas etapas fisiopatológicas de um mesmo distúrbio inicial.
Os miasmas constituem etapas fisiopatológicas de desequilíbrio inicial que progride devido à persistência do ambiente hostil, de sobrecargas internas e de agressões diversas. Saturado na capacidade de tolerância e esgotado nas possibilidades defensivas, o organismo procura alívio para a tensão interna através de fenômenos episódicos e alternantes de descarga de toxinas, à maneira de válvulas de escape, servindo-se para este fim dos emunctórios naturais. Este conjunto de circunstâncias e fenômenos, causas e efeitos, constitui a Psora.
Na insuficiência de liberação dos fatores nocivos mediante hiperfunção dos órgãos e das vias excretoras, o organismo se mobiliza em nível celular (ou seja, busca outra alternativa um pouco mais profunda e grave), alterando a quantidade e a qualidade das eliminações ou ainda, em grau mais avançado, bloqueia as toxinas em órgãos ou regiões circunscritas, dando origem a neoformações. Em razão da persistência destes mecanismos instala-se o estado de Sicose.
Se esta frente de defesa for novamente ultrapassada, o organismo tenta se desvencilhar das toxinas ou se adapta ao estado do estresse persistente, mediante sacrifício dos próprios tecidos, instalando o estado miasmático do Luetismo.
A sequência mental nos estados miasmáticos
Ao modo da sequência que marca os fenômenos funcionais e lesionais em nível somático, alterações mentais progressivas caracterizam diferentes estados miasmáticos:
A Psora provoca alterações primárias do Ego, com ansiedade, medo e angústia existencial. Afeta a emotividade. A ansiedade ainda é benéfica, faz a pessoa se mexer para transformar a situação, pensa com curiosidade, não se fixa. (eliminações fisiológicas, geralmente pela pele). Constituição Carbônica: Calc.carb.; Miasmático: Sulphur; Nosódio: Psorinum Remédios vegetais: Lycopodium (recuperação do poder), Nux (justiceiro), Belladona, Aesculus e Aloe (hemorróides e intestino), Cistus, Coccolus (náusea), Carbo vegetabilis (tosses, desintoxic.)... remédios animais: Sépia e Ambra Grisea remédios minerais: Antimonium crudum e antar, Graphytes, Alumina (organiza a mente) Silicea (policrestos, polimiasmático regenerados, traz elasticidade e flexibilidade), Arsenicum (organização. limpeza, secura, medo), Natrum muriaticum (precisa de relação, nostalgia). Drenadores cutâneos: Viola tricolor, Saponara, Fumaria, Lapa, Berberis (estimula os rins a expulsar pedra, muito perigos pois anestesia e rasga) mais seguro Solidago, Arália (em asma que alterna com rinite)
A Sicose caracteriza reações afetivas perturbadas e paradoxais com reações depressivas marcadas por melancolia. Afeta a memória (por mais que queira acumular conhecimento) perverte os sentimentos e alimenta ideias fixas. Rege os líquidos (que parados e acumulados viram infecção "ites". Rege sistema endócrino e linfático. Atinge as 3 constituições; miasmático: Thuya, Nosódio: Medhorrinhum Remédios Vegetais: Pulsatilla, Nux Vôm. Dulcamara, Salsaparrilla, Sabina (genital femenino) remédios minerais: Causticum, Nitric Acidum, Selenium remédios animais: TISSULAR: Chelidonium (verrugas, fígado e vesícula) Sabal serrulata, Chimaphilla (próstata)
O Luetismo abrange variados distúrbios do intelecto que culminam em reações agressivo-destrutivas contra si mesmo e contra os outros. Afeta a inteligência. Muito movimento em direção à ação, POSITIVO: percebe o que os outros não percebem, vai atrás do novo. Rege sistema nervoso e circulação. PERDA de órgãos , de visão, de razão, falência física e mental (psicopata, questões sexuais. Romper, pontas, facas, agulhadas, sangue, pressão alta... Constituição Fluórica: Calc. fluorica Miasmático: Mercurius sol. Nosódio: Luesinum Remédios vegetais: Phytolacca, Asa Phoetica, Ruta, Salsaparrilla Remédios Animais: Remédios minerais: Aurum, Platina, Baryta TISSULAR: Hekla lava (exostose, esporão calcáneo), Iris (queimaduras digestivas) Bismutum (estômago) Borax (afta), Hura (retrocolite)
Eliminações orgânicas como condições de melhora
• No estado psórico segue alívio após eliminações fisiológicas de um modo geral.
• No estado sicótico o equilíbrio relativo sobrevém através de excreções patológicas e pelo aparecimento de formações verrucosas.
• No estado luético (ou sifilínico) a estabilização aparente ocorre pelas excreções patológicas e pelo aparecimento de ulcerações cutâneas e mucosas.
Significado médico do grupamento miasmático de sintomas
Os grupamentos miasmáticos afins sempre existiram por si mesmos. Tornaram-se evidentes quando Hahnemann, preocupado com a renitência de determinados doentes, adotou sistematicamente como norma - a anamnese, o interrogatório e o exame físico de todos seus doentes.
Para o médico alopata os grupamentos miasmáticos nada representam e parecem estáticos, considerando que a alopatia visa minorar o sofrimento e dar suporte específico a lesões e funções alteradas.
Para a Homeopatia os grupamentos miasmáticos são essenciais, a visão do conjunto evidencia a movimentação das manifestações
...