Teoria da evolução biológica
Ensaio: Teoria da evolução biológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: casocaml • 22/11/2014 • Ensaio • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
Afirma-se que são características comuns aos anfíbios terrestres e répteis:
respiração pulmonar.
fecundação interna com cópula.
presença de coluna vertebral.
ausência de mandíbula.
Estão corretas somente as afirmações
Escolher uma resposta.
a. III e IV.
b. I e II.
c. I e III.
d. I e IV.
e. II e III.
Question 2
Notas: 1
De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria,
Escolher uma resposta.
a. os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
b. as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.
c. as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
d. a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação.
e. ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente.
Question 3
Notas: 1
Na charge, a arrogância do gato com relação ao comportamento alimentar da minhoca, do ponto de vista biológico,
O Globo, 01/09/2001.
Escolher uma resposta.
a. é justificável, porque as minhocas, por se alimentarem de detritos, não participam das cadeias alimentares.
b. é justificável, porque os vertebrados ocupam o topo das teias alimentares.
c. não se justifica, porque ambos, como consumidores, devem “cavar” diariamente o seu próprio alimento.
d. é justificável, visto que o felino possui função superior à da minhoca numa teia alimentar.
e. não se justifica, porque ambos são consumidores primários em uma teia alimentar.
Question 4
Notas: 1
O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
Escolher uma resposta.
a. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
b. O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
c. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
d. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
e. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
Question 5
Notas: 1
As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.
Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.
O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é
Escolher uma resposta.
a. fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
b. diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
c. reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
d. transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.
e. converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
Question 6
Notas: 1
A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é freqüentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes.
Exterminar o maior
...