Teste bioquimico
Por: Enfviviane • 23/2/2017 • Relatório de pesquisa • 1.684 Palavras (7 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ [pic 2]
INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAÚDE
MODOLO DE PROCESSOS PATOLOGICOS GERAIS
BACTERIOLOGIA
HELITON MATOS
MELISSA BARBOSA MARTINS
TAYANE PAULINA
VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS
VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS
Relatório
SERIE BIOQUIMICA DE IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA
BELÉM/PA
2017
HELITON MATOS
MELISSA BARBOSA MARTINS
TAYANNE PAULINA
VANESSA DE OLIVEIRA FREITAS
VIVIANE ALBUQUERQUE FARIAS
Relatório
SERIE BIOQUIMICA DE IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA
Belém/ PA
2017
Sumário
1-INTRODUÇÃO 4
2- OBJETIVO 4
3- METODOLOGIA 5
3.1- MATERIAS UTILIZADOS 5
4- RESULTADO E DISCURSÃO 7
4.1-TESTE DE ÁGAR TRIPLICE AÇUCAR COM FERRO 7
4.1.1-DADOS PARA LEITURA 7
4.2-TESTE DE DEGRADAÇÃO DE TRIPROFANO E PRODUÇÃO DE INDOL 8
4.2.1- DADOS PARA LEITURA 8
4.3-TESTE DE MOTILIDADE BACTERIANA 9
4.3.1-DADOS PARA LEITURA 9
4.4-TESTE PARA ENZIMA FENILALANINA 10
4.4.1-DADOS PARA LEITURA: 10
4.5- TESTE PARA VERMELHO DE METILA 11
4.5.1-DADOS PARA LEITURA: 11
4.6-TESTE PARA CITRATO DE SIMMONS 12
4.6.1- DADOS PARA LEITURA: 12
4.7-TESTE PARA DESCARBOXILAÇÃO DE AMINOÁCIDOS (L-lisina) 13
4.7.1-DADOS PARA LEITURA 13
5- IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA 13
1-INTRODUÇÃO
O Processo de identificação de bactérias possui natureza restritas as sucessivas etapas que são universais na comunidade cientifica. Etapas que podem ser estreitamente seguidas ou não dependendo do organismo a ser identificado. A unidade a ser abordada corresponde a de enterobacterias e seu habitat corresponde ao trato gastrointestinal dos seres humanos e animais; constituem um grande grupo heterogêneo de bacilos gram-negativos. Essa família é constituída por vários gêneros não tão desconhecidos no século XXI como o gênero Salmonella e Escherichia. Vale ressaltar que no gênero Escherichia o que vai determinar a patogenicidade é o grau de multiplicação desses microrganismo, uma vez que estes compõem a microbiota normal e acidentalmente provocam doenças. Por outro lado as salmonelas e shigelas, são regularmente patogênicos e garantem sobressaltos preocupantes a homeostasia do organismo humano. Em síntese as enterobacteriaceae também conhecida por coliformes são anaeróbicos facultativos ou aeróbicos que fermentam fonte de energia orgânica e têm uma estrutura antigênica complexa que dificulta a efetividade das respostas imunológicas do hospedeiro por intermédio de toxinas e fatores de virulência. l., 2011. Os membros dessa família são Gram-negativos imóveis ou moveis com flagelos peritríquios; crescem adequadamente em Agar de MacConkey e fermentam glicose ao invés oxida-la podendo formar gás e apresentar crescimento aeróbico ou aneorobico verificada na extremidade do tudo de ensaio. Além disso, são catalases positivos e reduzem a nitrato a nitrito; são testes que facilitam a identificação da bactéria dependendo da singularidade das mesmas.
2- OBJETIVO
O objetivo dessa pesquisa é identificar a espécie bacteriana suspeita a partir de testes e provas bioquímicas com auxílio da tabela de diferenciação de enterobacteriaceae por testes bioquímicos.
3- METODOLOGIA
Esse estudo foi realizado com um meio de cultura indeterminado oferecido pela Discente da matéria de bacteriologia pertencente ao modulo de processos patológicos gerais do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará. A indeterminação da espécie bacteriana do meio de cultura levou a necessidade de formular um plano de caráter exploratório divididos em etapas na busca de reforçar os pressupostos da pesquisa, foram utilizados fontes documentais do Laboratório de Bacteriologia e do referencial teórico abordado pela Discente na sala de aula.
3.1- MATERIAS UTILIZADOS
Luvas de procedimento
Bico de Boussem
Meio de cultura com colônia suspeita
Alça em formato de agulha
Meio de cultura- Ágar
Meio de cultura caldo Indol
Meio de cultura caldo de CLARK &LUBS
Meio de cultura semi-solido
Meio de cultura ágar fenilalanina
Meio de cultura ágar citrato de Simmons
Reativo de Kovacs
Solução hidroalcoolica de vermelho de metila
Cloreto férrico 10%
A experiência foi realizada por um voluntário do grupo G2 e primeiramente a agulha bacteriológica foi flambada no bico de boussem. Pegou-se o meio de cultura Ágar para o teste de TSI e semeou a bactéria indeterminada na base por picada e no ápice por movimentos estriados. O objetivo dessa etapa é verificar e fermentação dos três açúcares: glicose, sacarose e lactose; a fermentação diminuiria o Potencial Hidrogeniônico do meio provocando a mudança do indicador de ph para amarelo caso a fermentação dos açucares fosse incompleta a cor amarela não seria homogenia. Esse processo poderá ou não ser acompanhado por formação de gás verificado na base do tubo.
...