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Tipos De Dança

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Por:   •  21/10/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  872 Visualizações

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Ao que tudo indica, originalmente o povo grego dançava em rituais homenageando os deuses com a dança improvisadas, chamadas de DANÇAS PURAS, que era realizada durante os cultos. Pouco a pouco passaram a ser mais organizadas e deram origem as DANÇAS TEATRAIS, que eram marcadas e coreografadas, e, mais tarde ao TEATRO CANTADO e DANÇADO.

A DANÇA NA ROMA

No início, eram praticadas DANÇAS CORAIS de homens ou de sacerdotes em profissões campestres, fúnebres e de batalha, em homenagem aos deuses, entre eles Marte ( o deus da guerra). Porém, o público romano gostava mesmo era das lutas de gladiadores, o que acabou deixando as danças em segundo plano. Depois do ano 200 a. C., o ator Lívio Andrônico famoso por suas traduções das tragédias de Sófocles e Eurípedes e pelo desenvolvimento da pantomima romana ( teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos). E desse período, também, uma dança que representava o rapto das sabinas, atribuída a Rômulo, o fundador de Roma. Por volta de 25 a.C., os romanos construíram teatros com capacidades para acomodar vinte mil pessoas; Desses teatros originou-se o que chamamos TEATRO ITALIANO, onde era encenadas danças, solos sem a presença do coro.

A DANÇA NA IDADE MÉDIA

A Idade Média foi responsável por uma ruptura brutal na evolução da dança. Na antigüidade, a dança era sagrada, e logo evoluiu para um rito tribal em honra aos Deuses. Por não aceitar outras crenças, a Igreja Católica medieval proibiu esses tipos de dança e a modernidade continuou o processo evolutivo apenas da dança recreativa. Essa dança, mesmo não sendo proibida, era mal vista pelas autoridades eclesiásticas, pois era dançada como uma manifestação da espontaneidade individual. Com isso, concluímos que a dança não foi integrada à liturgia católica, apesar de aparecer nas comemorações.

A DANÇA NO RENASCIMENTO

Foi no Renascimento que a dança recuperou sua importância, após banida das liturgias e ter sobrevivido em rituais de morte e/ou contra ela, com as machadas danças macabras – em virtude da peste negra -, com as danças profanas dos camponeses e com as danças dos nobres, que mal podiam se mexer por conta das pesadas roupas. Surge, então, uma dança na qual elementos de técnica e ritmo, elegância e coordenação ganham importância, dando origem a um tratado criado pelo professor Guilherme ( o Judeu), patrocinado pelo duque de Urbino. Esse tratado foi de fundamental importância para dança que mais tarde ganhou o nome de BALÉ. Catarina de Médici, por ocasião de seu casamento com o futuro Henrique II, levou para a França um grupo de bailarinos e o coreógrafo Balthasar, que transformou a dança da corte em BALÉ TEATRAL.

A DANÇA NO BARROCO

A dança barroca, uma evolução do balé cortesão, ópera-balé, desenvolveu-se na corte francesa do s século XVII e era dançada em círculos, com movimentos delicados. Havia variações dessa dança, entre elas bourrée, minuet, mussette, sarabande etc

A DANÇA MODERNA

Os artistas da dança moderna tem muito orgulho da sua história, tendo o pólo oposto do balé. Ballet é a história da organização, movimento simétrico, as tradições das cias, teatros, assim como indivíduos.

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